Misericórdia do Fundão desenvolve projeto para prevenir quedas na terceira idade

24 de Novembro 2021

A Santa Casa da Misericórdia do Fundão (SCMF) vai desenvolver um projeto que visa prevenir quedas na população idosa das respetivas respostas sociais para a terceira idade, foi esta quarta-feira anunciado.

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, aquela instituição do distrito de Castelo Branco detalha que o projeto permitirá implementar um programa de exercício físico para prevenir ou reverter a fragilidade na população sénior institucionalizada, melhorando a capacidade funcional, prevenindo a ocorrência de quedas, estimulando a função cognitiva.

Este projeto já foi contemplado com o prémio BPI Fundação “la Caixa” Seniores 2021, conquistando uma dotação financeira de 32.580 euros, refere.

Intitulado “M&M – Maiores em Movimento”, contará com a participação de utentes da instituição, que residam nas estruturas residenciais para idosos ou que frequentem os centros de dia da mesma, devendo abranger cerca de 100 utentes.

“O projeto será implementado seguindo um conjunto de atividades. A primeira consistirá numa ação de formação realizada na SCMF em colaboração com a Universidade da Beira Interior (UBI) sobre estratégias práticas e eficazes para identificar e prevenir a síndrome da fragilidade no idoso”, aponta a informação.

A segunda atividade será “dedicada ao recrutamento dos utentes”, com a realização de avaliações físicas e cognitivas para identificar o estado atual dos utentes, para, posteriormente, serem implementados programas de treino focados na melhoria da capacidade funcional e cognitiva dos participantes.

“O projeto contará ainda com uma atividade promocional sobre o Dia Mundial da Atividade Física para sensibilizar a população sénior sobre a importância da prática regular de exercício físico na prevenção e tratamento da fragilidade”, acrescenta.

A instituição também explica que o projeto será implementado com a colaboração científica da UBI através dos departamentos de desporto e psicologia e que após a conclusão do mesmo as práticas de treino serão mantidas.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cerca de 44 mil pessoas pessoas morreram em 2023 vítimas do VIH/sida em Moçambique

“Não queremos dizer que estamos satisfeitos com 44 mil mortes. Esses números preocupam-nos, principalmente os de pessoas que estão a morrer em resultado de não estarem a fazer tratamento e, se estão, não o fazem corretamente”, disse o secretário executivo do Conselho Nacional do Combate à Sida, Francisco Mbofana, em conferência de imprensa, antecipando o dia mundial da luta contra VIH/Sida, que se assinala anualmente em 01 de dezembro.

Ana Escoval: “Boas práticas e inovação lideram transformação do SNS”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, Ana Escoval, da Direção da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, destaca o papel do 10º Congresso Internacional dos Hospitais e do Prémio de Boas Práticas em Saúde na transformação do SNS. O evento promove a partilha de práticas inovadoras, abordando desafios como a gestão de talento, cooperação público-privada e sustentabilidade no setor da saúde.

Fundador da Joaquim Chaves Saúde morre aos 94 anos

O farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde, morreu hoje aos 94 anos, anunciou o grupo, afirmando que foi “referência incontornável na área da saúde” em Portugal.

MAIS LIDAS

Share This