Pandemia fez disparar peso económico das doenças respiratórias para mais de 37 mil milhões de euros

13 de Dezembro 2021

A Covid-19 agravou o peso económico das doenças respiratórias e em 2020 estimativas apontam para um custo superior a 37 mil milhões de euros, segundo dados esta segunda-feira divulgados pelo Observatório Nacional das Doenças Respiratórias (ONDR).

Segundo o observatório, o peso económico das doenças respiratórias em 2019 representou uma perda de cerca de 3,5 mil milhões de euros, um valor que disparou no ano passado para 37,2 mil milhões com o aparecimento da Covid-19.

De acordo com os dados hoje divulgados, a estimativa da perda económica total anual em 2019 aponta para um valor de 1,6 mil milhões de euros para a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), 500 milhões de euros para a asma e 1,4 mil milhões de euros para as outras doenças respiratórias.

O ONDR e explica que, do ponto de vista económico, o peso das doenças respiratórias “resulta da soma dos custos diretos relacionados com a utilização dos serviços de saúde, com os custos indiretos relacionados com as perdas de produção em resultado da doença, e com o valor económico perdido com a redução da qualidade e anos de vida sofrida pelos doentes”.

Lembra ainda que as doenças respiratórias continuam a ser uma das principais causas de morbilidade e mortalidade a nível mundial e em Portugal e insiste que, embora a grande maioria seja prevenível ou tratável com intervenções economicamente acessíveis, “não se tem assistido a uma redução da sua prevalência”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Mónica Nave: “É muito importante conhecer as histórias familiares de doença oncológica”

No âmbito do Dia Mundial do Cancro do Ovário, a especialista em Oncologia, Mónica Nave, falou ao HealthNews sobre a gravidade da doença e a importância de conhecer histórias familiares de doença oncológica. Em entrevista, a médica abordou ainda alguns dos principais sintomas. De acordo com os dados da GLOBOCAN 2022, em Portugal foram diagnosticados 682 novos casos de cancro do ovário em 2022. No mesmo ano foi responsável por 472 mortes, colocando-o como o oitavo cancro mais mortal no sexo feminino.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights