Centro Hospitalar Barreiro Montijo recebe 59 novos médicos internos

5 de Janeiro 2022

 O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) recebeu no início da semana 59 novos médicos internos, que se juntam aos 66 já em formação nesta unidade hospitalar, em 10 especialidades diferentes, foi esta quarta-feira anunciado.

Ao todo, o centro hospitalar tem atualmente 125 médicos internos em formação, refere uma nota divulgada pelo gabinete de comunicação.

Dos 59 novos médicos internos que agora ingressaram no hospital, 45 são de Formação Geral e 14 da Formação Especializada.

Os internos de Formação Especializada foram distribuídos em Medicina Interna (três), Pediatria (dois), Psiquiatria (dois), Cardiologia (um), Pneumologia (um), Oncologia Médica (um), Cirurgia Geral (um), Ortopedia (um), Ginecologia/Obstetrícia (um) e Patologia Clínica (um).

No que diz respeito aos internos de Formação Geral, segundo o hospital, vão passar por “várias especialidades hospitalares (Medicina Interna, Cirurgia Geral e Pediatria), Saúde Pública e Medicina Geral e Familiar, que são estágios obrigatórios, com o objetivo de integrar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da sua formação pré-graduada na prática clínica diária das diversas especialidades”.

Estes internos terão ainda de frequentar e obter aproveitamento em sete cursos, também eles de caráter obrigatório, sobre suporte básico de vida, urgências, infeções e uso de antimicrobianos, meios complementares de diagnóstico e terapêutica, utilização de sangue e derivados, saúde pública, e ética e deontologia médica.

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo, criado em 01 de novembro de 2009, integra o Hospital de Nossa Senhora do Rosário e o Hospital do Montijo, e tem mais de 30 valências clínicas.

A sua área de influência engloba os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete (distrito de Setúbal).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Percursos Assistenciais Integrados: Uma Revolução na Saúde do Litoral Alentejano

A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano implementou um inovador projeto de percursos assistenciais integrados, visando melhorar o acompanhamento de doentes crónicos. Com recurso a tecnologia digital e equipas dedicadas, o projeto já demonstrou resultados significativos na redução de episódios de urgência e na melhoria da qualidade de vida dos utentes

Projeto Luzia: Revolucionando o Acesso à Oftalmologia nos Cuidados de Saúde Primários

O Dr. Sérgio Azevedo, Diretor do Serviço de Oftalmologia da ULS do Alto Minho, apresentou o projeto “Luzia” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa inovadora visa melhorar o acesso aos cuidados oftalmológicos, levando consultas especializadas aos centros de saúde e reduzindo significativamente as deslocações dos pacientes aos hospitais.

Inovação na Saúde: Centro de Controlo de Infeções na Região Norte Reduz Taxa de MRSA em 35%

O Eng. Lucas Ribeiro, Consultor/Gestor de Projetos na Administração Regional de Saúde do Norte, apresentou na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde os resultados do projeto “Centro de Controlo de Infeção Associado a Cuidados de Saúde na Região Norte”. A iniciativa, que durou 24 meses, conseguiu reduzir significativamente a taxa de MRSA e melhorar a vigilância epidemiológica na região

Gestão Sustentável de Resíduos Hospitalares: A Revolução Verde no Bloco Operatório

A enfermeira Daniela Simão, do Hospital de Pulido Valente, da ULS de Santa Maria, em Lisboa, desenvolveu um projeto inovador de gestão de resíduos hospitalares no bloco operatório, visando reduzir o impacto ambiental e económico. A iniciativa, que já demonstra resultados significativos, foi apresentada na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, promovida pela Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar

MAIS LIDAS

Share This