Bolsonaro está recuperado e apto ao trabalho, garante médico

5 de Janeiro 2022

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, está recuperado do quadro de obstrução intestinal e terá de fazer uma dieta especial durante uma semana, mas já está apto para trabalhar, disse esta quarta-feira o médico António Luiz de Vasconcellos Macedo.

Macedo, que operou Bolsonaro e acompanha o Bolsonaro desde que este foi esfaqueado num evento de campanha na cidade de Juiz de Fora em 2018, explicou, numa breve conferência de imprensa após o Presidente receber alta do hospital Vila Nova Star, em São Paulo, que o atentado provocou uma cirurgia que foi muito bem feita, mas depois disso o chefe de Estado teve uma peritinite (inflamação) que gerou uma grande quantidade de reações imunológicas e aderências no seu abdómen.

“Estas aderências às vezes possibilitam um quadro de obstrução intestinal. Normalmente nestes quadros nós não operamos direto, se faz uma sonda gástrica, hidratação, corta a alimentação e ele [Bolsonaro] como tem uma saúde muito boa recuperou rapidamente”, salientou o médico.

“Agora o Presidente está normal, vai fazer uma dieta especial durante uma semana, vai apenas fazer caminhadas, não vai fazer exercícios muito intensos, mas ele está curado e pronto para o trabalho”, acrescentou Macedo.

Já o Presidente brasileiro, que também participou da conversa com jornalistas, disse que muitas pessoas espalham teorias mentirosas de que ele não teria levado a facada e considerou que a pergunta seria uma agressão aos médicos que o atenderam ao ser questionado sobre um suposto uso político do atentado que sofreu.

“Querem politizar uma tentativa de homicídio? As imagens mostram em Juiz de Fora a faca entrando e tem o brilho dela [da faca], inclusive, quando sai”, afirmou.

Na sequência, o médico que acompanha o Presidente brasileiro afirmou que a faca usada no atentado contra Bolsonaro passou a poucos centímetros de uma artéria importante e que poderia tê-lo matado.

Bolsonaro reforçou que o seu internamento agora não tem efeito político e que não queria estar no hospital.

“Querer levar para este lado da politização, [dizer] que estou me vitimizando, está de brincadeira comigo”, disparou.

Aproveitando o momento, Bolsonaro também voltou a colocar em causa as investigações sobre o atentado contra si que indicaram que o incidente foi causado por um homem chamado Adélio Bispo de Oliveira, diagnosticado com problemas psicológicos e que teria agido sozinho.

“O delegado que estava no caso saiu do caso agora, está indo para o exterior, e o processo foi reaberto depois de praticamente três anos. A gente espera que a Polícia Federal aprofunde mais [as investigações] porque conseguimos agora adentrar os telefones dos advogados”, disse Bolsonaro.

“O advogado [do autor do atentado] falou que era pago por um órgão de imprensa [‘media’]. Ele mesmo disse aquilo, acho que a própria imprensa tem interesse em resolver este assunto porque não foi da cabeça dele [Adélio Bispo] (…) Vai chegar em gente importante, com certeza não foi da cabeça dele que ele fez aquilo”, acrescentou Bolsonaro.

O chefe de Estado também aproveitou a presença dos jornalistas para promover ações do seu Governo tomadas no final do ano, como a sanção de alguns projetos aprovados no Congresso e disse que não estava exatamente de férias.

Noutro momento da conferência de imprensa, Bolsonaro explicou que teria provocado a obstrução intestinal ao não mastigar da forma correta camarão que comeu no almoço de domingo.

Bolsonaro foi internado após desembarcar em São Paulo na madrugada de segunda-feira, oriundo do litoral do estado brasileiro de Santa Catarina, onde estava em férias.

No mesmo dia, o Presidente brasileiro publicou uma foto de si deitado numa cama nas redes sociais e informou que começou a sentir-se mal após o almoço, no domingo.

Desde que foi vítima de uma facada durante a campanha eleitoral de 2018, o Presidente brasileiro já passou por quatro cirurgias.

Bolsonaro também passou por outros dois procedimentos não relacionados com aquele episódio: a retirada de um cálculo na bexiga e uma vasectomia.

Em julho passado foi também hospitalizado devido a soluços persistentes.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights