Hospital Fernando Fonseca inicia consulta descentralizada de cirurgia geral no ACeS Sintra

4 de Fevereiro 2022

O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) começou esta semana a disponibilizar uma consulta de cirurgia geral no Agrupamento de Centros de Saúde de Sintra (ACeS Sintra).

A aposta na articulação entre estas duas instituições do SNS permite não só a proximidade aos utentes e a continuidade dos cuidados como também a proximidade entre profissionais e realidades dos dois níveis de cuidados.

“A consulta descentralizada nasce, assim, com o objetivo de prestar cuidados assistenciais, incluindo pequenas cirurgias, promovendo uma maior proximidade com o utente que já se desloca ao seu centro de saúde, visando, assim, um diagnóstico precoce e a referenciação mais atempada no Serviço Nacional de Saúde”, diz Vítor Nunes, diretor do Serviço de Cirurgia Geral do HFF.

O comunicado de imprensa esclarece que a “a atividade assistencial que o Hospital se propõe assegurar assentará, nesta fase inicial, num período de consultas por semana, destinado a primeiras consultas da especialidade. À medida que as necessidades assim o ditarem, assegurar-se-á também a resposta em consultas de seguimento/subsequentes com o natural encaminhamento do utente para o HFF, sempre que a situação clínica assim o justificar”.

Segundo Alexandra Ferreira, vogal executiva do Conselho de Administração do HFF, “prevê-se a realização de 800 consultas de cirurgia geral durante o ano 2022, e pretende-se um aumento gradual deste tipo de atividade”. “É objetivo do HFF o alargamento deste tipo de consulta descentralizada a outras especialidades, bem como a realização de consultas no ACeS Amadora, de forma a abranger toda a população da área de referência”, acrescenta.

Alinhados pelo propósito de colocar o doente no centro da prestação de cuidados e do sistema, o Hospital Fernando Fonseca (HFF) e o ACeS Sintra pretendem alargar esta resposta a outras especialidades/áreas de intervenção.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights