SPAIC defende questionários de qualidade de vida a doentes com angioedema hereditário

6 de Fevereiro 2022

Por se tratar de uma doença com manifestações e sintomas com “bastante impacto na qualidade de vida dos doentes”, a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica defende uma maior aplicação de inquéritos neste âmbito. Apenas 40% dos alergologistas faz esta avaliação.

A SPAIC explica que a angioedema hereditário é uma doença genética rara que se manifesta pelo aparecimento de crises recorrentes de angioedema (inchaço) em várias localizações possíveis, sendo a face uma das mais frequentes. Devido às suas manifestações e sintomas é uma patologia com “bastante impacto na qualidade de vida dos doentes”

A doença pode ser uma fonte constante de preocupação. De acordo com Manuel Branco Ferreira, presidente da SPAIC, os doentes apresentam “medo permanente” por não saberem “quando vai ser o próximo ataque e se este vai, ou não, poder causar asfixia e morte”.

Neste sentido, a SPAIC lançou a campanha “E se fosse consigo?”, dirigida aos alergologistas. O objetivo é sensibilizar estes profissionais para a importância da aplicação de inquéritos de avaliação da qualidade de vida.

Estima-se que  apesar de 75% dos inquiridos considerarem que o angioedema hereditário tem “muito impacto” na qualidade de vida destes doentes, apenas 40% tem por hábito aplicar questionários de qualidade de vida e/ou de controlo da doença aos seus doentes com angioedema hereditário.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

SPMS alerta para esquema de phishing em nome do SNS

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alertam para um esquema fraudulento envolvendo mensagens SMS em nome do SNS. As falsas comunicações pedem atualização de registo para evitar perda de acesso aos cuidados de saúde, mas visam roubar dados pessoais ou instalar vírus.

Saúde mental prioritária: 1 psicólogo por cada 500 alunos

A nova Lei n.º 54/2025 estabelece um rácio de 1 psicólogo por cada 500 alunos nas escolas públicas e cria uma rede de serviços de psicologia no ensino superior, incluindo uma linha telefónica gratuita. Estas medidas reforçam a saúde mental e o bem-estar educacional em Portugal.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights