Governo dos Açores cedeu mais de 40 mil testes a entidades convencionadas em janeiro

16 de Fevereiro 2022

O Governo Regional dos Açores cedeu mais de 40 mil testes rápidos de antigénio de despiste do coronavírus SARS-CoV-2 às entidades com convenções com a região, no mês de janeiro, foi hoje revelado.

“Janeiro foi um mês particularmente intenso no que à testagem diz respeito, tendo as 34 entidades com convenções com a Região Autónoma dos Açores desempenhado uma missão importante na estratégia de combate ao vírus SARS-CoV-2, através da realização de testes de despiste, pela metodologia TRAg”, avançou o executivo açoriano, em comunicado de imprensa.

No total, foram cedidos, em janeiro, “42.345 testes rápidos (TRAg)”, em cinco ilhas do arquipélago, às entidades com convenção, entre farmácias, laboratórios e associações.

Segundo o executivo açoriano, foram cedidos na ilha de São Miguel, a maior do arquipélago, 19.440 testes.

Na ilha Terceira foram cedidos 17.640 testes, no Faial 3.160, no Pico 1.305 e em Santa Maria 800.

A distribuição ficou a cargo das unidades de saúde de ilha.

O executivo açoriano comparticipa “até quatro testes gratuitos por mês” por pessoa, com uma periodicidade “superior a 72 horas”.

Atualmente, existem 34 entidades convencionadas em seis ilhas (15 em São Miguel, 10 na Terceira, quatro no Pico, três no Faial, uma em Santa Maria e uma em São Jorge), segundo a página Destino Seguro Açores.

O Governo Regional adquiriu, em 2021, 250 mil testes rápidos de antigénio, que cede a estas entidades, pagando também um valor por cada teste realizado.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights