APDP e Câmara de Cascais unem-se para garantir rastreios gratuitos à diabetes tipo 2

18 de Fevereiro 2022

A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) e Câmara Municipal de Cascais estabeleceram uma parceria para garantir que os cascalenses têm acesso a rastreios gratuitos à diabetes tipo 2. Os munícipes vão poder ser rastreados nos dias 24 e 28 de fevereiro durante a manhã.

A iniciativa tem como objetivo “suster o crescimento da incidência da diabetes no município de Cascais” e “garantir a melhoria da qualidade de vida dos munícipes que já sofrem de diabetes”. Devido aos constrangimentos no acesso aos cuidados de saúde provocados pela pandemia, a APDP e a CM de Cascais juntam esforços para promover gratuitos à diabetes tipo 2, no Centro de Vacinação de São Domingos de Rana.

Em comunicado lê-se que “com a pandemia da Covid-19 a ter sobrecarregado o Sistema Nacional de Saúde (SNS) e a ter restringido os acessos aos serviços de saúde, principalmente durante o período de quarentena obrigatória, estima-se que cerca de 20 mil pessoas possam não ter tido acesso ao diagnóstico precoce da patologia.”

“Também o número de internamentos por condições agudas da diabetes aumentou e milhares de consultas e tratamentos foram adiados, o que, a médio e longo prazo, poderá trazer consequências graves. Os rastreios, como este, são, portanto, fundamentais para diagnosticar e tratar o mais cedo possível a diabetes e evitar as suas consequências”, destacam.

Em Portugal, a prevalência da diabetes continua a ser uma das mais elevadas da Europa, com 13,6% da população entre os 20 e os 79 anos afetada, segundo o Relatório Anual do Observatório Nacional da Diabetes de 2019.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cleptomania

Alberto Lopes – neuropsicólogo/hipnoterapeuta

“Se tocam numa mulher, respondemos todas”

Contra a misoginia organizada ‘online’, o neomachismo e toda a violência sobre as mulheres, elas recusam o silêncio, usam as redes sociais para expor agressores e formaram um exército de resistência feminina: “Se tocam numa, respondemos todas”.

Pipeta Revolucionária Ativa Neurónios Individuais com Precisão Iónica

Investigadores da Universidade de Linköping desenvolveram uma pipeta inovadora que ativa neurónios individuais através da libertação precisa de iões, sem perturbar o ambiente extracelular. A técnica revelou dinâmicas complexas entre neurónios e astrócitos, abrindo portas a tratamentos de precisão para doenças como a epilepsia.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights