Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e CHULN assinam protocolo de colaboração no âmbito da saúde oral

28 de Fevereiro 2022

O Serviço Odontopediátrico de Lisboa (SOL-Saúde Oral em Lisboa) da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) e o Serviço de Estomatologia do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte (CHULN) assinaram, na passada sexta-feira, um protocolo de colaboração no âmbito da saúde oral, com o objetivo de aprofundar o estudo nesta área, assim como a prevenção, a promoção e os tratamentos.

De acordo com a SCML, este protocolo “reforça o serviço de excelência que tem vindo a prestar em termos saúde oral pediátrica, providenciando cuidados de elevada qualidade, isentos de custos a todas as crianças e jovens até aos 18 anos, que residam ou estudem na cidade lisboa, independentemente da sua condição económica ou social.”

Em comunicado é referido que, a colaboração “o SOL e o Serviço de Estomatologia do CHULN poderão colaborar na investigação e realização de ensaios, utilizando dados recolhidos em ambas as instituições. É assegurada a formação pós-graduada, onde internos ou estagiários poderão acompanhar as atividades clínicas no Serviço Odontopediátrico de Lisboa e no Serviço de Estomatologia do CHULN.”

Para André Brandão de Almeida, diretor do Serviço Odontopediátrico de Lisboa (SOL), esta parceria “reconhece a importância de alinhar estas respostas de saúde oral diferenciadas, melhorando a prestação de cuidados, acessibilidade e tempos de resposta”.

Já Francisco Salvado e Silva, diretor do Serviço de Estomatologia do CHULN, explicou que “com este protocolo, expandem-se também as fronteiras da investigação, com uma grande massa crítica associada a este projeto”.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Greve dos enfermeiros com adesão global de 76,8%

A greve de sexta-feira dos enfermeiros registou uma adesão global de 76,8%, um valor que demonstra o “descontentamento que existe de norte a sul do país” nesses profissionais de saúde, anunciou o sindicato que convocou a paralisação.

Fundação Champalimaud: Como os cérebros transformam sons em ações

Um novo estudo do Laboratório Renart, publicado na Current Biology, apresenta resultados que permitem a nossa compreensão sobre como as informações sensoriais e as escolhas comportamentais estão entrelaçadas dentro do córtex — a camada externa do cérebro que molda a nossa percepção consciente do mundo.

Xavier Barreto: “Não podemos andar de seis em seis meses a mudar tudo”

O presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) defendeu que uma das principais, e mais polémicas, reformas do Serviço Nacional de Saúde deve ser mantida pelo novo Governo. No âmbito da 13ª Conferência Valor APAH, Xavier Barreto afirmou: “A reforma das ULS deve ser mantida”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights