IL quer conhecer realidade das doenças neurodegenerativas nos Açores

2 de Março 2022

O deputado do Iniciativa Liberal (IL) no parlamento dos Açores, Nuno Barata, pediu esta quarta-feira ao Governo Regional elementos que permitam conhecer a realidade das doenças neurológicas degenerativas na região, alegando “não existirem dados concretos publicados”.

Em comunicado, a IL adianta que o pedido foi solicitado, através de um requerimento enviado hoje, pretendendo o deputado saber “o número de pessoas diagnosticadas e referenciadas pelo Sistema Regional de Saúde” com doenças neurodegenerativas na região, como a de Machado-Joseph, a Esclerose Múltipla, a Esclerose Lateral Amiotrófica e a Doença de Alzheimer.

No requerimento entregue na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Nuno Barata pretende também saber que “cuidados de saúde são assegurados e que apoios sociais existem atualmente em vigor para os doentes e famílias com este tipo de patologias neurodegenerativas” e quantas pessoas são abrangidas pelos apoios.

Nuno Barata solicita igualmente “conclusões já apuradas” por uma equipa da Universidade dos Açores, financiada pelo Governo Regional, dedicada à investigação em torno da doença Machado-Joseph.

“As doenças neurológicas degenerativas são distúrbios que afetam o sistema nervoso composto pelo cérebro, pela medula espinal e pelos nervos e causam a destruição gradual e irreversível dos neurónios. O sistema nervoso está envolvido em muitas funções do corpo, pelo que estas doenças, altamente incapacitantes, podem manifestar-se de diversas formas e caracterizam-se sobretudo com o aparecimento de alterações ao nível do movimento e da função mental”, tornando-se em patologias incuráveis e debilitantes, que se agravam com o passar do tempo, alerta o parlamentar.

Sublinhando que “grande parte das doenças neurodegenerativas não têm cura”, Nuno Barata sublinha a importância do tratamento para “oferecer uma melhor condição de vida ao paciente e retardar a evolução dos sintomas”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This