Alemanha com novo máximo de casos quando debate vacinação obrigatória

17 de Março 2022

A Alemanha alcançou na quarta-feira um novo máximo de infeções com o SARS-CoV-2, com a incidência acumulada acima dos 1.600 contágios, na mesma altura em que o parlamento começou a debater várias propostas sobre a vacinação obrigatória.

De acordo com as informações atualizadas do Instituto Robert Koch, a Alemanha contabilizou 294.931 infeções nas últimas 24 horas, mais 32.179 do que há uma semana.

O país registou 17,9 milhões de infeções desde o início da pandemia.

A incidência acumulada a sete dias situava-se hoje nos 1.651,4 contágios por cada 100.000 habitantes, mais 50 do que na quarta-feira.

O país também contabilizou mais 278 óbitos provocados pela Covid-19 e o número total de mortes desde o início da pandemia ascendeu aos 126.420.

No Bundestag, a ‘câmara baixa’ do parlamento alemão, começou hoje o debate sobre as propostas apresentadas pelos grupos parlamentares no sentido de legislar sobre a obrigatoriedade da vacinação que o Governo pretende implementar.

Um dos projetos, apresentado por um grupo de deputados da coligação composto por sociais-democratas, verdes e liberais, propõe a vacinação obrigatória para todos os adultos a partir dos 18 anos.

“É uma valoração moralmente complexa, mas isso não pode implicar que não cumpramos com a nossa responsabilidade pela saúde das pessoas deste país. A interpretação da liberdade por parte de uns poucos pode conduzir à restrição permanente da liberdade da maioria”, advogou o vice-chanceler alemão, Robert Habeck.

Um outro grupo de parlamentares, na maioria liberais, apresentou um projeto-lei que prevê que todos os adultos recebam aconselhamento obrigatório sobre a necessidade de aderirem à vacinação, impondo a obrigatoriedade apenas a partir dos 50 anos.

Na ótica do deputado liberal Andrew Ullamnn, a iniciativa “tem pontos” em comum com todas as outras propostas e também permite “proteger os mais vulneráveis”.

Os diplomas deverão ser votados no parlamento em abril, prevendo-se que a vacinação obrigatória entre em vigor no outono.

No entanto, várias restrições impostas para mitigar a propagação da pandemia poderão ser levantadas em 20 de março, depois de uma reunião entre o chanceler alemão, Olaf Scholz, e os 16 líderes dos estados federais para analisar a evolução da situação pandémica no país.

A obrigatoriedade de utilização de máscaras em hospitais e lares de idosos deverá continuar e restrições pontuais poderão ser aplicadas em locais onde tenham sido detetados focos de contágio.

A reunião entre o Governo central alemão e os líderes dos estados federais também deverá abordar a distribuição dos refugiados ucranianos que chegam ao país e o aumento do preço dos combustíveis, por causa da invasão da Rússia à Ucrânia, conflito que vai no 22.º dia.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Psicólogos escolhem hoje novo bastonário

Mais de 21 mil psicólogos elegem hoje um novo bastonário, numas eleições que contam com três candidatos ao cargo desempenhado desde dezembro de 2016 por Francisco Miranda Rodrigues, que não concorre a um novo mandato.

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

MAIS LIDAS

Share This