OMS entrega material de proteção sanitária às autoridades da Guiné-Bissau

18 de Março 2022

 A Organização Mundial da Saúde (OMS) entregou esta quinta-feira 2.650 equipamentos de proteção individual às autoridades sanitárias da Guiné-Bissau para o combate à Covid-19 e outras doenças, foi anunciado em comunicado.

Trata-se de pijamas e fronhas para doentes e uniformes para profissionais de saúde que também vão servir para o combate a doenças com potencial epidémico, casos do Ébola e da febre de Marburg.

Os equipamentos foram adquiridos no âmbito do fundo de resposta às emergências (financiado pelo Banco Islâmico de Desenvolvimento) e foram entregues por Sidu Biai, em representação da OMS em Bissau.

Para receber os equipamentos estiveram Tumane Baldé, alto comissário contra a covid-19, Sílvio Coelho, diretor do Hospital Nacional Simão Mendes, e Erton Sá, em representação do hospital de Cumura, da Igreja Católica.

Os dois hospitais são os únicos centros com capacidade de tratamento efetivo de doentes infetados pelo novo coronavírus na Guiné-Bissau, daí que o grosso dos equipamentos serão para aí canalizados.

Sílvio Coelho e Erton Sá enalteceram a importância dos equipamentos, que serão utilizados para proteger os doentes e profissionais de saúde dos dois hospitais.

Em nome do Alto Comissariado contra a Covid-19, Tomané Baldé agradeceu a ajuda da OMS e referiu que os equipamentos de proteção individual “são importantes” para o reforço do sistema de saúde guineense.

“Se nós não estivermos protegidos, podemos ficar infetados, consequentemente não podemos continuar a dar o nosso apoio na luta contra a doença”, observou Baldé.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Brasil ultrapassa as 3.000 mortes por dengue este ano

O Brasil, que enfrenta a pior epidemia de dengue da sua história, registou este ano um recorde de 3.039 mortes pela doença, quase o triplo do número registado em todo o ano de 2023, indicaram sexta-feirafontes oficiais.

Desafios e oportunidades na publicação científica

Durante a sessão “Revista Medicina Interna: o que é que um editor quer ver publicado”, moderada por Rui Tato Marinho e que teve como palestrantes José Mariz e Helena Donato, José Mariz, editor-chefe da Revista Medicina Interna, ofereceu insights valiosos sobre os objetivos e desafios enfrentados na publicação científica.

Desafios e dilemas em fim de vida em debate

No âmbito do 30.º CNMI, Sara Vieira Silva apresentou uma palestra sobre os desafios e dilemas enfrentados no cuidado de doentes em fim de vida, com foco no projeto “Bem Cuidar em Fim de Vida – Experiência Hospitalar Universitária”.

Novas evidências sobre a doença vascular cerebral

“Doença Vascular Cerebral: novas evidências, novos paradigmas” foi o tema de umas das sessões do 30.º CNMI, onde abordou especificamente o tema “FOP quando e como pesquisar, melhor estratégia terapêutica”.

O fundamental da doença hepática

No palco do 30.º CNMI, Filipe Nery liderou uma sessão crucial sobre um tema desafiador: a coagulação no doente com cirrose hepática. A sua palestra abordou a complexidade da fisiologia e patofisiologia da coagulação nesses doentes.

30.º CNMI destaca a importância do rastreio nutricional hospitalar

Ricardo Marinho foi palestrante da sessão intitulada “Risco nutricional a nível hospitalar: como reconhecer e orientar”, e moderada por Aníbal Marinho. Nesta sessão, o especialista destacou a importância crucial do rastreio nutricional em ambiente hospitalar, especialmente no contexto da Medicina Interna, e delineou estratégias para identificar e orientar adequadamente os doentes em risco.

Medicina de precisão VS Medicina Baseada na Evidência

No 30.º CNMI, José Delgado Alves destacou-se como palestrante na sessão “Medicina de precisão VS Medicina baseada na evidência”, moderada por Carlos Carneiro. A sessão teve como objetivo explorar a integração de diversas abordagens médicas, ressaltando que a prática da Medicina não se pode basear numa única perspetiva.

Quais os desafios e soluções em Geriatria?

Mariana Alves teve a oportunidade de apresentar uma sessão dedicada aos princípios básicos das unidades de Ortogeriatria, dentro do tema mais amplo “Desafios e soluções em Geriatria: da urgência ao ambulatório”.

Atualizações em Doenças das Vias Aéreas

Na sessão dedicada à atualização em doenças das vias aéreas, Adelina Amorim proporcionou uma análise abrangente e detalhada sobre as bronquiectasias, destacando os últimos avanços na compreensão e tratamento desta condição pulmonar crónica.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights