Marcelo quer transmitir mensagem de “tranquilidade” na visita a São Jorge

27 de Março 2022

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este domingo que pretende transmitir uma mensagem de “tranquilidade” durante a visita que fará à ilha de São Jorge, nos Açores, na sequência da crise sismovulcânica.

“As pessoas têm que ultrapassar inibições e perceber que está tudo a ser feito e que é uma situação de tranquilidade”, disse o chefe de Estado a jornalistas, em Vila Viçosa, no distrito de Évora.

Marcelo Rebelo de Sousa salientou que o presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, “tem garantido a tranquilidade”, assinalando que o responsável esteve em S. Jorge duas vezes na última semana e tem pernoitado na ilha.

O Presidente da República disse também que espera encontrar na visita à ilha de São Jorge, prevista para a tarde de hoje, “uma estrutura bem organizada e bem preparada”.

“Irei, a pedido do Governo, com a secretária de Estado da Proteção Civil, que tem estado a apoiar aquilo que, porventura, seja necessário fazer. Até agora, não tem sido necessário fazer nada, porque a situação está sob controlo”, disse.

No sábado à noite em Vila Viçosa Marcelo Rebelo de Sousa indicou que vai “a Beja apanhar um avião para seguir para o Pico e, depois, de helicóptero, para São Jorge”.

A ilha de São Jorge contabilizou cerca de 12.700 sismos desde 19 de março, mais do dobro de todos os registados no arquipélago dos Açores desde 2021.

A ilha de S. Jorge está com o nível de alerta vulcânico V4 (ameaça de erupção) de um total de sete, em que V0 significa “estado de repouso” e V6 “erupção em curso”.

Cerca de 1.250 pessoas já abandonaram a ilha por via marítima e aérea desde o início da crise sismovulcânica.

A crise sismovulcânica em São Jorge iniciou-se às 16:05 de 19 de março, tendo o sismo mais energético ocorrido nesse mesmo dia às 18:41 com uma magnitude de 3,3 na escala de Richter, mas sem provocar danos.

Segundo os dados provisórios dos Censos 2021, a ilha de São Jorge tem 8.373 habitantes, dos quais 4.936 no concelho de Velas e 3.437 no concelho da Calheta.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

México apreende mais de 400 mil doses de fentanil em Jalisco

O México apreendeu hoje mais de 400.000 comprimidos de fentanil e seis toneladas de material químico para produzir esta droga sintética, a escassas semanas de Donald Trump tomar posse como Presidente dos Estados Unidos.

ONU alerta para aumento da fome no Sudão

A fome instalou-se em cinco novas regiões do Sudão devastado pela guerra, segundo um relatório publicado hoje pelo sistema de Classificação das Fases da Segurança Alimentar (IPC) utilizado pelas agências das Nações Unidas.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights