SPAVC volta a assinalar Dia Nacional do Doente com AVC com atividades presenciais em todo o país

27 de Março 2022

Entre 26 de março e 3 de abril, a Sociedade Portuguesa do AVC volta a assinalar o Dia Nacional do Doente com AVC com atividades em vários pontos do país. A iniciativa visa sensibilizar a população para o impacto do acidente vascular cerebral na morbilidade e mortalidade.

Impedidos pela pandemia é dois anos depois que a Sociedade Portuguesa do AVC volta a implementar as atividades presenciais. Para o presidente da Direção da SPAVC, José Castro Lopes,  estas atividades são essenciais “para vencermos o combate em que estamos empenhados desde a fundação da SPAVC.”.

O responsável deixa um apelo à população para que participe nas atividades. “Utilizem os conhecimentos adquiridos para poder atingir uma velhice saudável”, refere. Segundo Castro Lopes “”estamos perante uma doença gravíssima, mas que se pode prevenir e tratar”.

Na mesma linha de pensamento, a médica neurologista Liliana Pereira alerta que “um em cada quatro adultos acima dos 25 anos vai sofrer um AVC ao longo da sua vida. Se não nos afetar diretamente, afetará seguramente alguém que conhecemos e de quem gostamos”.

“Há ainda espaço para melhorar e tirar o AVC do topo das causas de morte em Portugal, pelo que há que divulgar esta mensagem, não só neste dia, mas todos os dias”, conclui.

As atividades previstas deverão decorrer em Lisboa, Loures, Mecedo de Cavaleiros, Vila Real e Coimbra.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights