Especialistas sublinham a necessidade de vacinar os adultos

20 de Abril 2022

A GSK organizou um webinar sobre a vacinação nos adultos no passado mês de março. Os especialistas alertaram que as vacinas ajudam a população a envelhecer melhor e que vacinar adultos não é menos importante do que vacinar crianças.

Segundo Yan Sergerie (GSK Global Medical Affairs, Lead), Dominique Descamps (GSK Vaccines R&D Belgium, Vice President), Rodrigo Schrage Lins (Society of Infectious Diseases of the State of Rio de Janeiro, President) e Mark Doherty (GSK Global Medical Affairs, Senior Manager), a vacinação das crianças e a vacinação dos adultos são encaradas de maneira diferente pela população em geral. Por isso, todos defendem que é preciso investir na consciencialização.

A pandemia de Covid-19 tornou evidentes os benefícios da vacinação na população adulta e a importância do sistema imunitário, que fica mais frágil com o avançar da idade. Tal leva os especialistas a apoiar o desenvolvimento de vacinas dirigidas à população adulta. Algumas já estão disponíveis e as farmacêuticas estão a investir no desenvolvimento de outras.

A Covid-19 demonstrou também a importância de disponibilizar os dados clínicos de forma rápida e de mobilizar agilmente todos os players para conseguir colocar vacinas no mercado, destacou Dominique Descamps. A especialista considera que agora é preciso monitorizar as próximas ameaças, porque “precisamos de estar preparados”.

Rodrigo Schrage Lins frisou que as vacinas são “muito importantes” para a prevenção, são “muito seguras” e os efeitos adversos são “muito raros”. E os benefícios não se restringem a uma doença, pois as vacinas treinam o sistema imunitário para responder a diferentes patologias, referiu o especialista.

“A vacinação pode beneficiar todas as pessoas simplesmente porque todos estão em risco, em alguma altura da vida, de potencialmente contrair uma doença infeciosa”, afirmou Yan Sergerie. A pandemia tornou isso claro e confirmou que “devemos garantir que [a vacinação] é considerada uma prioridade na saúde pública”, acrescentou. Nesse sentido, o especialista alertou que, à semelhança das crianças, os adultos também precisam de planos de imunização consolidados. A vacinação em adultos “deveria ser igualmente importante”.

De acordo com a GSK, a falta de informação é uma das principais barreiras à vacinação, pelo que melhorias nesse campo poderiam ajudar a aumentar as taxas de imunização. Um estudo da GSK concluiu que a maioria das pessoas confia sobretudo na informação transmitida pelos profissionais de saúde: 83% dos inquiridos classificaram os profissionais de saúde como a fonte de informação mais importante na vacinação. Mark Doherty revelou também que os médicos disseram que gostariam de estar mais bem preparados para discutir esta questão com os doentes. O moderador, assim como Yan Sergeri, referiu também que os profissionais de saúde deveriam valorizar mais a vacinação nos adultos.

Com a esperança de contribuir para o aumento da cobertura vacinal e o alívio dos sistemas de saúde, a GSK está a trabalhar em três frentes: advocacy, providenciando informação médica; access, apostando nas infraestruturas e nos recursos humanos; e activation, porque quer que a discussão leve à ação.

A GSK está em colaborações para vacinas contra a Covid-19 e a gripe, e para combater a resistência antibiótica. As parcerias da empresa visam desenvolver vacinas e, por outro lado, acelerar o seu desenvolvimento. Dominique Descamps disse que esta colaboração é fundamental e tem de acontecer também entre outros agentes do sistema de saúde.

A especialista acredita que desenvolvimentos futuros poderão trazer-nos vacinas para quem foi infetado, vacinas personalizadas e vacinas para doenças crónicas.

HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights