Dr. Miguel Afonso, gastrenterelogista, diretor clinico da Gastroclinic

Diferenças entre o Sleeve Endoscópico e o Sleeve Gástrico

04/22/2022

A obesidade é uma doença crónica, complexa e multifatorial que atingiu proporções epidémicas em todo o mundo. É uma doença que deve ser abordada com o tratamento mais adequado para cada paciente aliado a um programa de reeducação alimentar através do qual o paciente deve aprender a gerir e a controlar o excesso de peso e obesidade para o resto da sua vida.

Sleeve Endoscópico vs Sleeve Gástrico

O Sleeve Endoscópico e o Sleeve Gástrico são dois tratamentos que combatem a obesidade de forma eficaz, cada um indicado para um tipo específico de paciente. Deve ser sempre o médico especialista a determinar qual o melhor tratamento para cada paciente após uma avaliação médica e realização de exames complementares.

A principal diferença entre o Sleeve Endoscópico e o Sleeve Gástrico encontra-se na técnica. A primeira realizada por via oral (endoscopia) e a segunda por cirurgia bariátrica realizada principalmente por via laparoscópica.

Sleeve Endoscópico

O Sleeve Endoscópico é uma nova técnica revolucionária para perder peso com segurança e eficácia. Por meio de um dispositivo endoscópico específico, por via oral, que realiza diferentes suturas internas permanentes, o estômago é estreitado e encurtado, reduzindo a capacidade gástrica. A consequência é uma maior sensação de saciedade nas refeições e uma melhor distribuição da ingestão calórica diária.

O procedimento é realizado entre 40min. a 90min., sob sedação e em regime ambulatório, com recuperação rápida. É a opção ideal para todos aqueles pacientes que não são candidatos à cirurgia bariátrica, porque têm excesso de peso moderado, mas procuram uma solução eficaz para acabar com este problema.

Principais diferenças entre o Sleeve Endoscópico e o Sleeve Gástrico

A principal diferença entre o Sleeve Endoscópico e o Sleeve Gástrico é a técnica utilizada para realizar o tratamento. O Sleeve Endoscópico é realizado através de endoscopia, por via oral, portanto o paciente não sofre nenhum corte ou cicatriz externa.

O Sleeve Gástrico é realizado por laparoscopia, uma técnica cirúrgica minimamente invasiva por meio da qual são feitas pequenas incisões no estômago.

 

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights