Igreja e antigo hospital da Misericórdia de Ponte da Barca em vias de classificação

26 de Abril 2022

A Direção-Geral do Património Cultural abriu o processo de classificação da igreja e do antigo hospital da Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca, de acordo com anúncio publicado hoje em Diário da República (DR).

O documento refere o despacho do Diretor-Geral do Património Cultural, João Carlos dos Santos, datado de março, e dá início ao processo de classificação, resultando de uma proposta da secção do Património Arquitetónico e Arqueológico, do Conselho Nacional de Cultura de 21 de julho de 2021.

A igreja e o antigo hospital da Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca estão situados no Largo da Misericórdia, na União das Freguesias de Ponte da Barca, Vila Nova de Muía e Paço Vedro de Magalhães, naquele concelho do distrito de Viana do Castelo.

A classificação agora iniciada visa salvaguardar os imóveis “localizados na zona geral de proteção (50 metros contados a partir dos seus limites externos)”.​​​​​​​

De acordo com a informação que consta na página oficial da Internet da Casa da Misericórdia de Ponte da Barca, hoje consultada pela Lusa, “não há registos oficiais, mas julga-se que a igreja foi construída por volta do ano de 1584”.

“É seguro que, em 1627, Constantino de Magalhães Menezes e esposa, D. Isabel Manuel de Aragão, mandaram reconstruir e ampliar a capela-mor, doando-a à Irmandade. Desde então sofreu diversas vezes obras de restauro e ampliação”, lê-se na descrição.

A “frontaria atual foi construída em 1822 e a tribuna com o altar-mor data de 1830. O interior da igreja foi quase todo modificado no período de 1822 a 1844. A construção, em 1860-1861, da Estrada Nacional 101 obrigou a demolir o torreão, escadas do coro, casas do servo e capela do Santíssimo, que se encontravam do lado Sul”, explica a publicação.

Segundo informação que consta na página oficial da Direção-Geral do Património Cultural, a igreja apresenta uma “arquitetura religiosa, maneirista, neoclássica e revivalista e assistencial, oitocentista”.

Entre “a igreja e o hospital existe um corredor tendo no topo a sacristia, reformada no século XIX, devido à construção de uma capela junto à porta de acesso e à transferência da sineira”.

O “antigo hospital apresenta linhas simples, dinamizadas pelo alteamento da cornija ao centro, igualmente com cornija borromínica, telhada, ostentando no “tímpano” coroa fechada sobre brasão nacional”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Daniel Ferro: Retenção de Médicos no SNS: Desafios e Estratégias

Daniel Ferro, Administrador Hospitalar na USF S. José, apresentou no 10º Congresso Internacional dos Hospitais um estudo pioneiro sobre a retenção de profissionais médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS). A investigação revela as principais causas de saída e propõe estratégias para melhorar a retenção de talentos.

Inovação Farmacêutica: Desafios e Oportunidades no Acesso a Novos Medicamentos

A inovação farmacêutica enfrenta desafios significativos no que diz respeito ao acesso e custo de novos medicamentos. Num cenário onde doenças como Alzheimer e outras condições neurodegenerativas representam uma crescente preocupação para os sistemas de saúde, o Professor Joaquim Ferreira, Vice-Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, abordou questões cruciais sobre o futuro da inovação terapêutica, os seus custos e o impacto na sociedade durante o 10º Congresso Internacional dos Hospitais, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hopitalar (APDH).

Desafios e Tendências na Inovação Farmacêutica: A Perspetiva de Helder Mota Filipe

O Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Helder Mota Filipe, abordou os principais desafios e tendências na inovação farmacêutica durante o 10º Congresso Internacional dos Hospitais. A sua intervenção focou-se na complexidade de garantir o acesso a medicamentos inovadores, considerando as limitações orçamentais e as mudanças demográficas e epidemiológicas em Portugal

Carlos Lima Alves: Medicamentos Inovadores: O Desafio do Valor Sustentável

Carlos Lima Alves, Médico e Vice-Presidente do Infarmed, abordou a complexa questão dos medicamentos inovadores no 10º Congresso Internacional dos Hospitais, promovido pela Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH). A sua intervenção centrou-se na necessidade de equilibrar o valor dos medicamentos com os custos associados, destacando a importância de uma avaliação rigorosa e fundamentada para garantir que os recursos financeiros sejam utilizados de forma eficaz e sustentável.

Projeto Pioneiro em Portugal Aborda Gestão de Resíduos na Diabetes

A Unidade Local de Saúde de Matosinhos apresentou um projeto inovador sobre a gestão de resíduos resultantes do tratamento da diabetes, na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. O projeto “Diabetes e o meio ambiente” visa sensibilizar e capacitar pacientes e famílias para a correta separação de resíduos, contribuindo para a sustentabilidade ambiental.

MAIS LIDAS

Share This