Associação ambientalista diz que falta de controlo do ruído pode levar a crise de saúde pública

27 de Abril 2022

A associação ambientalista Zero considerou esta quarta-feira “desastrosa” a falta de mapas e de planos para controlar e diminuir os níveis de ruído, alegando que a ausência de medidas pode levar a uma crise de saúde pública.

No Dia Internacional de Sensibilização para o Ruído, a Zero defendeu que esta deve ser uma prioridade ambiental do Governo.

Para a Zero, o ruído está a converter-se “numa epidemia”, que pode representar “a próxima grande crise” de saúde pública.

“Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Agência Europeia do Ambiente (AEA) revelam que, a seguir à poluição do ar, a poluição sonora é a que tem mais impacto na saúde e na vida das pessoas a curto e a longo prazo”, refere a associação em comunicado, considerando que a questão é “subestimada e negligenciada”.

“É um problema generalizado na Europa, com pelo menos uma em cada cinco pessoas exposta a níveis considerados prejudiciais para a saúde, ou seja, 20% da população”, lê-se no documento.

Segundo a Zero, a maioria das cidades portuguesas regista valores de ruído acima do limite legal estabelecido na legislação nacional e europeia em vigor.

“Dados recentes da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) revelam que 20% da população residente em Portugal Continental (cerca de 2 milhões de pessoas) está exposta a níveis sonoros que induzem perturbações no sono e 15% (1,5 milhões de pessoas) está exposta a níveis associados a incomodidade moderada”, especificou a associação.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights