Tribunal critica Governo britânico por enviar idosos hospitalizados para lares

27 de Abril 2022

O Governo britânico não teve em conta o risco da Covid-19 para os idosos quando permitiu a pessoas hospitalizadas voltarem aos lares de terceira idade sem serem testadas, decidiu esta quarta-feira o Tribunal Superior de Londres.

Dois britânicos cujos pais morreram de Covid-19 levaram a tribunal o Governo britânico e as autoridades de saúde inglesas, acusando-os de terem, no início da pandemia, autorizado estes regressos que contribuíram para a propagação do vírus entre as populações mais vulneráveis.

Numa decisão anunciada hoje, dois juízes do Tribunal Superior [High Court] concluíram que as políticas assumidas pelo Executivo em março e no início de abril de 2020 foram “ilegais” porque não levaram em consideração os riscos de transmissão assintomática do vírus.

Os magistrados consideraram também que, apesar da “noção crescente” do risco de transmissão assintomática em março de 2020, “nenhuma evidência” mostra que o então ministro da Saúde Matt Hancock levou em conta o risco para residentes dos lares de idosos.

Mesmo assintomático, um paciente que receba alta do hospital neste momento deve, “na medida do possível, ser mantido afastado dos demais residentes por 14 dias”, afirmam os juízes.

Jason Coppel, advogado dos queixosos Cathy Gardner e Fay Harris, tinha apontado na audiência que mais de vinte mil idosos ou pessoas com incapacidades que viviam em residências partilhadas morreram de covid-19 em Inglaterra e País de Gales entre março e junho de 2020.

Na sua opinião, o “fracasso do governo” em proteger essa população “particularmente vulnerável” foi “um dos fracassos políticos mais flagrantes e contundentes da era moderna”.

O primeiro-ministro, Boris Johnson, recordou hoje no Parlamento que na altura vivia-se um “momento incrivelmente difícil” e que “não sabíamos muito sobre a doença”.

Um porta-voz de Hancock afirmou que o Tribunal considerou que ele agiu de forma razoável, mas que as autoridades de saúde na Inglaterra “não disseram aos ministros o que sabiam sobre transmissão assintomática” e que o antigo ministro “disse muitas vezes que desejava que isso tivesse chegado ao seu conhecimento mais cedo”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

SPMS alerta para esquema de phishing em nome do SNS

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alertam para um esquema fraudulento envolvendo mensagens SMS em nome do SNS. As falsas comunicações pedem atualização de registo para evitar perda de acesso aos cuidados de saúde, mas visam roubar dados pessoais ou instalar vírus.

Saúde mental prioritária: 1 psicólogo por cada 500 alunos

A nova Lei n.º 54/2025 estabelece um rácio de 1 psicólogo por cada 500 alunos nas escolas públicas e cria uma rede de serviços de psicologia no ensino superior, incluindo uma linha telefónica gratuita. Estas medidas reforçam a saúde mental e o bem-estar educacional em Portugal.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights