Prevenção da violência contra os profissionais de saúde discutida no Hospital de Braga

29 de Abril 2022

A importância da prevenção da violência contra os profissionais de saúde foi um dos temas abordados esta quinta-feira no Seminário "Riscos Psicossociais - da Realidade à Prevenção" do Hospital de Braga.

A sessão decorreu esta quinta-feira com o objetivo de assinalar o Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho e de “promover a reflexão e discussão de questões fundamentais que envolvem a Segurança e Saúde dos profissionais e utentes”.

No seminário foi apresentado o Plano de Ação para a Prevenção da Violência no Sector da Saúde pela ARS do Norte I.P. e do Programa “Saúde em Segurança” pela Polícia de Segurança Pública. O evento juntou cerca de uma centena de profissionais de saúde nos auditórios do Hospital.

Emanuel Gomes, Diretor da Unidade Local de Braga da Autoridade para as Condições de Trabalho, destacou a importância da prevenção da violência contra os Profissionais de Saúde, considerando mesmo “inaceitável qualquer tipo de assédio ou violência”.

À margem do evento, Sílvia Oliveira, Coordenadora do Gabinete de Gestão do Risco do Hospital de Braga, evidenciou uma das mais recentes estratégias que visam fornecer o suporte adequado aos profissionais que vivenciem um evento adverso: o Programa de Apoio à Segunda Vítima.

“Este Programa assenta na perspetiva do cuidado da organização aos seus profissionais, da consciência do impacto que os eventos adversos podem ter na saúde mental dos seus colaboradores e na difusão de uma cultura organizacional de suporte”, explicou.

O papel e os esforços dos profissionais de saúde no combate à pandemia foram destacados pelo Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

No Results Found

The page you requested could not be found. Try refining your search, or use the navigation above to locate the post.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights