Lançada petição de Estratégia Nacional de Combate à Endometriose e Adenomiose

29 de Abril 2022

A Associação Portuguesa de Apoio a Mulheres com Endometriose (MulherEndo) lançou uma petição pública com o intuito de promover a implementação, em Portugal, de uma Estratégia Nacional de Combate à Endometriose e Adenomiose.

De acordo com a associação “as respostas do Serviço Nacional de Saúde são muito escassas e, na maioria dos casos, ineficazes”. Neste sentido, considera que Portugal precisa de dar uma resposta mais eficiente às mulheres que sofrem de endometriose.

A dirigente da MulherEndo destacou que no início deste ano presidente francês, Emmanuel Macron, apresentou uma estratégia nacional visando gerir, divulgar e diagnosticar a Endometriose.  É com agrado que a associação olha para as medidas europeias que estão a ser implementadas nesta área, pois a estratégia francesa demostra que “a doença não é apenas um problema feminino, é um problema social e que exigirá a criação de redes regionais.”

Susana Fonseca considera que “Portugal precisa de seguir este exemplo”.

A petição lançada pela MulherEndo quer ver implementado: o estatuto de doença crónica para pacientes com diagnóstico de Endometriose e/ou Adenomiose; a possibilidade de recolha de ovócitos em pacientes diagnosticadas com Endometriose; a criação da licença menstrual para pacientes com diagnóstico de Endometriose e/ou Adenomiose; a inclusão dos progestagénios – 8.5.1.3 na lista fixada pela Portaria n.o 195-D/2015, de 30 de junho, “que estabelece os grupos e subgrupos farmacoterapêuticos de medicamentos que podem ser objeto de comparticipação e os respetivos escalões de comparticipação” e criação de uma comissão de trabalho relativa a esta patologia.

A petição conta atualmente com mais de sete mil assinaturas, tendo como primeiros signatários profissionais de saúde com relevância no panorama nacional e internacional, nomeadamente o Diretor de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital da Luz Lisboa, o Coordenador do Centro de Cirurgia Minimamente Invasiva e Endometriose do Centro Hospitalar do Porto e a Coordenadora do Serviço de Ginecologia/Obstetricia e do Centro de Tratamento de Endometriose do Hospital Lusíadas Lisboa.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights