12 cientistas da UMinho na Pint of Science em Braga e Guimarães

7 de Maio 2022

O festival internacional "Pint of Science" regressa de 9 a 11 de maio, com os cientistas a apresentarem de modo simples e acessível os seus projetos à sociedade.

Este ano, o “Pint of Science passa pelos bares de sete cidades Portuguesas. Por exemplo, em Braga inicia às 19h30 no Letraria, Rossio ou Tosga e, em Guimarães, às 21h00 no Oub’lá, A Medieval ou Pholus. Nestas duas cidades apresentam-se 18 investigadores, 12 deles da Universidade do Minho.

Esta edição tem os temas ”Ter muita lata”, “Com pés e cabeça” e “Do 8 ao 80”, abordando os dispositivos robóticos, as nanopartículas contra o cancro, a impressão 3D, os efeitos do stress no cérebro, as alterações climáticas, a condução autónoma e as microalgas como superalimento, entre outros.

Em Braga, intervêm na segunda-feira Rui Gomes (Centro de Investigação em Psicologia), João Filipe Oliveira (Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde, ICVS), Pedro Geada e Salomé Duarte (ambos do Centro de Engenharia Biológica). Na terça-feira é a vez de José Tamagno e Milene Silva (ambos do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia), Ana João Rodrigues e João Tiago Oliveira (ambos do ICVS). O palco de quarta-feira cabe a António Teixeira, Ana Teresa Alhinho (ambos do Centro de Biologia Molecular e Ambiental), Lígia Conceição (Universidade do Porto) e Mónica Cerquido (Bosch Car Multimedia).

Já a cidade-berço conta a 9 de maio com Elisabete Coutinho (Centro de Física da UMinho) e Nelson Gomes (Rede de Química e Tecnologia). No dia seguinte discursam Carla Abreu (Instituto de Investigação e Inovação em Saúde) e Fátima Baltazar (ICVS). O dia 11 está reservado para Flávio Bartolomeu (Centro de Investigação em Microssistemas Eletromecânicos) e Nuno Ribeiro (Escola de Engenharia da UMinho e MIT Portugal).

“Pint of Science” é uma associação sem fins lucrativos, cujo conceito nasceu em 2012 por dois neurocientistas do Imperial College (Reino Unido). O festival estreou-se em Portugal em 2018, chegando a Braga em 2019 e a Guimarães em 2020, tendo nestas cidades a coorganização de membros da UMinho. O objetivo é promover o conhecimento e a discussão científica de forma clara para todos, explica Daniela Gomes, da organização em Braga e investigadora de doutoramento na Escola de Engenharia da UMinho. O site oficial é www.pintofscience.pt.

NR/PR/HN

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

CODU do INEM esteve sem receber chamadas de emergência

O Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM esteve hoje cerca de 20 minutos sem receber chamadas 112, um problema que terá estado relacionado com os servidores, adiantou o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar.

Acesso à inovação em saúde em debate

A Ordem dos Farmacêuticos (OF) e a Plataforma Saúde em Diálogo organizam, esta quarta-feira, dia 8 de maio, a segunda edição do Encontro “Proximidade-Farmacêutico-Cidadão”, este ano subordinado ao tema “Acesso à Inovação em Saúde”. O evento decorre a partir das 14:30 horas, no Auditório dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa.

Enfermeiros questionam Governo sobre prioridades do SNS

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses questionou hoje o Governo sobre se os profissionais de saúde e o SNS “são mesmo uma prioridade”, após a ministra da tutela ter optado por “atirar a segunda reunião negocial para o final de maio”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights