O cancro do pulmão continua a ser a principal causa de morte por cancro a nível mundial. Neste sentido, a 4ª Reunião Científica junta um conjunto de especialistas com o objetivo de promover a discussão sobre o diagnóstico precoce e atempado do cancro do pulmão.
Em comunicado, é referido que o arranque do encontro será marcado pela análise da situação atual em Portugal, num painel moderado pela Dra. Marta Soares, diretora clínica do IPO do Porto, e pela Dra. Tânia Varela, médica da equipa de cuidados paliativos do ACES Cascais e membro da coordenação do GRESP (Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias da APMGF).
Neste debate, a Dra. Margarida Dias, médica pneumologista no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, vai partilhar a perspetiva da especialidade de pneumologia, a Dra. Tânia Varela dará a conhecer a perspetiva dos médicos de Medicina Geral e Familiar, e a Dra. Teresa Almodovar, presidente do GECP e diretora do Serviço de Pneumologia do IPO Lisboa, vai analisar “os tempos ideais” para a deteção atempada da doença.
O segundo painel da manhã, moderado pela Dra. Ana Figueiredo, pneumologista no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, e que contará também com a participação da Dra. Lurdes Barradas diretora do Serviço de Pneumologista do IPO Coimbra, será dedicado à partilha de experiências e best practices no diagnostico e referenciação dos doentes, tendo como exemplos as jornadas do doente em Portugal e na Grã-Bretanha.
A parte da tarde será reservada à participação em Workshop e à discussão de propostas de melhoria da referenciação dos doentes com cancro do pulmão.
O evento decorre pelas 09h30, no Hotel Vila Galé, em Coimbra. Os profissionais de saúde interessados podem inscrever-se Aqui.
PR/HN/Vaishaly Camões
0 Comments