UE anuncia 25 milhões de euros de ajuda humanitária a palestinianos

16 de Maio 2022

A União Europeia (UE) anunciou esta segunda-feira uma ajuda de 25 milhões de euros em ajuda humanitária a palestinianos na Cisjordânia, Jerusalém Oriental e Gaza.

O financiamento anunciado hoje, segundo um comunicado, será utilizado para prestar assistência de saúde, incluindo cuidados de saúde mental pós-traumáticos, às pessoas afetadas pela violência em curso, pelas consequências do bloqueio de Gaza e pelos efeitos da pandemia da Covid-19.

A verba servirá também para melhorar o acesso à escolaridade de rapazes e raparigas palestinianos, a fim de respeitar o seu direito à educação.

Segundo dados de Bruxelas, mais de dois milhões de palestinianos nos territórios ocupados e na Faixa de Gaza necessitam de assistência humanitária, incluindo mulheres, crianças e homens.

A UE destaca ainda que “frágil situação económica e a crise financeira sem precedentes na Cisjordânia e em Gaza levaram ao aumento das taxas de desemprego, ao declínio do comércio e à restrição do acesso aos recursos”.

Cerca de 1,79 milhões de pessoas sofrem de insegurança alimentar na Palestina, dos quais 1,1 milhões de uma forma grave.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Fundação Champalimaud: Como os cérebros transformam sons em ações

Um novo estudo do Laboratório Renart, publicado na Current Biology, apresenta resultados que permitem a nossa compreensão sobre como as informações sensoriais e as escolhas comportamentais estão entrelaçadas dentro do córtex — a camada externa do cérebro que molda a nossa percepção consciente do mundo.

Xavier Barreto: “Não podemos andar de seis em seis meses a mudar tudo”

O presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) defendeu que uma das principais, e mais polémicas, reformas do Serviço Nacional de Saúde deve ser mantida pelo novo Governo. No âmbito da 13ª Conferência Valor APAH, Xavier Barreto afirmou: “A reforma das ULS deve ser mantida”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights