Especialistas alertam para relação entre Hipertensão Arterial e Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono

22 de Maio 2022

A Linde Saúde irá promover na próxima semana uma sessão online sobre a relação entre a Hipertensão Arterial e Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS). Estima-se que 70% a 85% dos doentes com HTA resistente tem SAOS confirmada.

O webinar “O que sabemos sobre: Apneia do Sono & Hipertensão Arterial” irá contar com a participação de Denny Marques Rodrigues, médico especialista em Pneumologia, e Pedro Marques, médico especialista em Medicina Geral e Familiar. Os especialistas irão abordar a correlação entre a HTA e a SAOS, “de uma forma simples e acessível, alertando e ajudando a esclarecer a relação entre estas duas patologias cada vez mais comuns.”

Maria João Vitorino, diretora da Linde Saúde, explica que a sessão visa “omentar a partilha de informação relevante entre profissionais de saúde”.

A responsável acrescenta que “a HTA é uma realidade que preocupa a comunidade médica pela sua elevada prevalência e impacto na saúde pública. Sendo a SAOS uma das suas causas, há que ir à raiz, realizando o diagnóstico e iniciando o tratamento. A Linde Saúde, pela sua experiência na prestação de Cuidados Respiratórios Domiciliários, reforça os benefícios do tratamento da SAOS na melhoria da qualidade de vida destes indivíduos”.

A SAOS, distúrbio crónico em que a obstrução intermitente e repetida da via aérea superior leva a respiração irregular e fragmentação do sono, é uma das causas descritas para a HTA, devendo ser uma forte suspeita nos casos de hipertensão resistente à terapêutica. Cerca de 30% dos casos de HTA tem diagnóstico de SAOS e quando a HTA é resistente a percentagem sobe para os 70% a 85%.

O tratamento desta condição depende de vários fatores como a gravidade da doença, sintomatologia, existência de outras patologias e características morfológicas do doente.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights