Dispara número de doentes com infeção por vírus Monkeypox, Portugal contabiliza 74 casos

27 de Maio 2022

A Direção-Geral da Saúde (DGS) acaba de anunciar que o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) confirmou mais 16 casos de infeção humana por vírus Monkeypox. Em Portugal já foram notificados um total de 74 casos.

As autoridades voltam a referir que a maioria das infeções foram registados na região de Lisboa e Vale do Tejo. Em comunicado, a DGS assegura que os casos confirmados “são em homens entre os 23 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40 anos.

Na nota lê-se que “os casos identificados mantêm-se em acompanhamento clínico, encontrando-se estáveis. A informação recolhida através dos inquéritos epidemiológicos está a ser analisada para contribuir para a avaliação do surto a nível nacional e internacional.”

Perante o aumento de casos, os especialistas alertam que os indivíduos que apresentem erupção cutânea, lesões ulcerativas, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço, devem procurar aconselhamento clínico.

“Reforçam-se as medidas a implementar perante sintomas suspeitos, devendo os doentes abster-se de contacto físico direto com outras pessoas e de partilhar vestuário, toalhas, lençóis e objetos pessoais enquanto estiverem presentes as lesões cutâneas, em qualquer estadio, ou outros sintomas”.

Portugal é um dos países com mais casos de infeção por vírus Monkeypox.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights