Portugal recebe “centro de treino móvel de referência” na área da endoscopia

17 de Junho 2022

Prestes a chegar a Portugal, o EndoRunner, da Fujifilm, é um centro de treino móvel que contém "as mais recentes inovações na área da endoscopia".

O EndoRunner poderá ser visitado no âmbito da participação da Fujifilm na Semana Digestiva 2022, que irá decorrer de 22 a 25 de junho, na Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, no Porto – um evento organizado pela Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia.

O hub foi criado para visitar hospitais e conferências em toda a Europa, com o objetivo de ajudar os profissionais de saúde a ultrapassar alguns dos maiores desafios da endoscopia. Essa missão “revela-se particularmente importante numa altura em que surgem cada vez mais dados sobre o impacto da pandemia nos serviços de saúde, nomeadamente no diagnóstico oncológico”, lê-se no comunicado de imprensa.

O EndoRunner possui um chassis extra baixo, para um melhor uso do espaço e acesso, e tem uma porta larga na lateral esquerda que permite visualizar o interior, onde se encontram três estações de trabalho, equipadas com endoscópios e modelos artificiais que proporcionam uma experiência sensorial próxima da realidade.

Este centro de treino móvel pode viajar diretamente para hospitais e conferências, oferecendo aos médicos a oportunidade de usar as soluções inovadoras de endoscopia da Fujifilm. São cerca de vinte endoscópios flexíveis diferentes e mais de cinquenta dispositivos terapêuticos para todos os tipos de aplicações.

O hub usa tecnologia de aprendizagem profunda para ajudar os gastrenterologistas a tomar decisões com eficiência, aliviando as cargas de trabalho, de modo a disponibilizar o melhor atendimento ao paciente.

De acordo com um estudo elaborado para a Fujifilm, 73% dos gastrenterologistas referem que é provável que haja uma “bomba-relógio” de doentes com cancro, que aguardam um diagnóstico e tratamento após a Covid-19, enquanto 78% demonstraram preocupação com o facto de os doentes poderem ter cancros em estados mais avançados e mais difíceis de tratar, por causa da pandemia.

Setenta e quatro por centro dos médicos entrevistados afirmaram que deveriam ser melhoradas as oportunidades de treino no local, e mais de dois terços (67%) beneficiariam de um maior suporte prático por parte dos parceiros na área de equipamentos médicos.

Consequentemente, 81% dos entrevistados disseram que valorizariam mais oportunidades de treino e educação presenciais ministradas pelos fabricantes, e 75% preferem que os fabricantes visitem o próprio local de trabalho para disponibilizar treino e educação.

A vertente da Inteligência Artificial (IA) também foi realçada neste inquérito, com 80% a defender que a IA na endoscopia melhorará a capacidade de diagnóstico; para 69%, melhorará os resultados dos doentes.

A pesquisa da Fujifilm com profissionais de gastrenterologia de toda a Europa foi realizada pela Sermo, empresa de dados de saúde e plataforma social para médicos, alcançando 1,3 milhões de profissionais em 150 países.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights