Bloco de partos do Hospital de Portimão retomou hoje o funcionamento normal

27 de Junho 2022

O bloco de partos do Hospital de Portimão retomou hoje o funcionamento normal, depois de ter estado encerrado durante o fim de semana, disse à Lusa a presidente do Centro Hospitalar do Algarve.

“O bloco de partos reabriu hoje às 08:00 e está a funcionar normalmente, sem constrangimentos” disse à agência Lusa a presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA).

Aquele serviço do hospital de Portimão encerrou ao final do dia de sexta-feira, tendo as grávidas a partir das 22 semanas de gestação ou que necessitassem de cuidados especiais sido encaminhadas para o Hospital de Faro.

Para o encaminhamento para a unidade hospitalar de Faro foi montado um dispositivo em conjunto com a Proteção Civil, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU).

De acordo com Ana Varges Gomes, devido ao encerramento do serviço durante o fim de semana em Portimão, foram transferidas para o Hospital de Faro “um total de quatro grávidas”.

A responsável admitiu que o serviço “poderá voltar a fechar, devido à dificuldade em assegurar as escalas de Pediatria, o que poderá também condicionar o funcionamento da urgência de Ginecologia e Obstetrícia.

“A urgência está dependente dos médicos prestadores de serviços e sempre que eles faltarem ou não tiverem disponibilidade para trabalharem, vamos ter constrangimentos”, apontou.

Contudo, adiantou, o CHUA tem “um plano feito para ser colocado em prática sempre que houver necessidade”.

Nas últimas semanas, serviços de urgência de diversas especialidades e blocos de partos de vários hospitais do país tiveram de encerrar por determinados períodos ou funcionaram com limitações, devido à dificuldade dos hospitais em completarem as escalas de serviço de médicos especialistas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights