Quase 300 médicos aguardam desde 2017 pela progressão na carreira, revela ACSS

6 de Julho 2022

A Administração Central dos Sistemas de Saúde (ACSS) revelou esta quarta-feira à Lusa haver 272 médicos desde 2017 a aguardar a homologação para a progressão na carreira e 27 ainda em fase de avaliação.

A 30 de junho, a presidente do Sindicato dos Médicos do Norte (SMN) denunciou à Lusa “haver muitas dezenas de especialistas à espera desde 2017” pela progressão na carreira, devido à “inércia” da Administração Central dos Sistemas de Saúde (ACSS).

Em causa, segundo Joana Bordalo e Sá, está a conclusão do Concurso Grau de Consultor 2017, destinado a “médicos especialistas para progressão na carreira, passando do grau de especialista para o de consultor” e que, para o efeito, são “sujeitos a um exame”.

Em resposta por escrito, a ACSS explicou, relativamente ao procedimento concursal de 2017, que “foram aprovados 1.247 médicos, permitindo a transição automática para a categoria de assistente graduado que se efetivou. Adicionalmente, 272 médicos aguardam ainda a homologação da lista e 27 médicos encontram-se em fase de avaliação”.

Acrescenta a ACSS, que “considerando que, em 2017, o número limite de vagas fixado foi de 1.250, existem portanto 299 candidatos que reúnem condições para adquirir o grau de consultor e não o ocupam, razão pela qual as áreas governativas das Finanças e da Saúde estão a ultimar uma alteração ao contingente inicialmente estabelecido, por forma a acomodar todos os candidatos que venham a ser aprovados”.

Lê-se ainda na resposta que o procedimento concursal de 2017 “envolveu a definição de 125 júris, constituídos após indicação pelas Administrações Regionais de Saúde e Direções Regionais de Saúde dos profissionais médicos disponíveis para ocupar as posições e da indicação dos restantes pela Ordem dos Médicos”.

Na carta enviada a 20 de maio e reenviada dez dias depois à ACSS e a que a Lusa teve acesso, o SMN denuncia terem sido já “publicadas listas de ordenação final de diversos júris do concurso ao grau de consultor aberto em 2019”, situação que Joana Bordalo e Sá afirmou “acentuar a injustiça”.

“As listas unitárias de ordenação final dos candidatos vão sendo aprovadas à medida do andamento dos trabalhos de cada júri”, respondeu a ACSS.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sociedade Portuguesa para a Inovação em Microbioma e Probióticos: “A resposta para muitos dos problemas de saúde está no intestino”

“Para além do eixo intestino-cérebro, que é o mais conhecido, existem outras relações do intestino com muitos outros órgãos, como o sistema cardiovascular, o sistema endócrino (influenciando a tiroide, a fertilidade, por exemplo), doenças reumáticas e até resistência à insulina.” Portanto, a “resposta para muitos dos problemas de saúde está no intestino, e a chave para os resolver está naquilo que comemos”, segundo a nutricionista Maria Inês Antunes, que integra os órgãos sociais da Sociedade Portuguesa para a Inovação em Microbioma e Probióticos (SPIMP).

Câmara de Porto de Mós entrega seis viaturas a USF do concelho

A Câmara de Porto de Mós vai entregar seis viaturas às unidades de saúde familiar (USF) do concelho, iniciativa que integra a descentralização de competências do Estado central na área da saúde, disse esta quarta-feira o presidente do município.

Fundo de Formação do SIM tem candidaturas até 31 de maio

O prazo de apresentação de candidaturas para o Fundo de Formação do SIM, cujo objetivo é contribuir para a formação pós-graduada dos Médicos Internos, associados do Sindicato há pelo menos um ano, prolonga-se até 31 de maio. Está disponível uma verba de 150.000€ para 2024.

Abertas candidaturas para bolsa ‘ReMission’

Já estão abertas as candidaturas para a bolsa ‘ReMission’, uma iniciativa que visa promover a investigação científica nas áreas das neoplasias de células B maduras.  Este é um projeto da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), em parceria com a Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights