Nova solução tecnológica monitoriza saúde do doente, identifica sinais de alerta e avisa as equipas de saúde

7 de Julho 2022

A companhia UpHill criou um novo software que funciona como um assistente virtual que liberta os profissionais de saúde de "papelada" e chamadas telefónicas. Esta nova solução tecnológica monitoriza a evolução do estado de saúde do doente, identifica sinais de alerta e avisa as equipas de saúde.

“Esta é a ponte que faltava para ligar os profissionais de saúde aos doentes e libertá-los de tarefas repetitivas, burocráticas e de baixo valor acrescentado, que são, simultaneamente, fator de frustração e exaustão. O software monitoriza a evolução de sintomas ao longo do tempo, interpreta os resultados, identifica sinais de alerta, avisa as equipas e automatiza algumas ações recomendadas”, explica Eduardo Freire Rodrigues, cofundador e CEO da UpHill.

O novo software permite que vários profissionais acedam ao estado e progresso do doente em tempo real, tenham sempre a informação necessária para tomar decisões e acompanhem o doente fora dos serviços de saúde, “sem que isso signifique passar mais horas ao telefone ou a enviar emails.”

A tecnologia desenvolvida pela UpHill garante também que toda a informação recolhida é contextualizada e utilizada para identificar situações de agravamento da doença e antecipar ações, como o agendamento de consultas, ajuste terapêutico ou encaminhamento do doente para o serviço de saúde mais adequado.

De acordo com a companhia esta solução “melhora a coordenação entre equipas e evita a duplicação de atos médicos ou exames, que aumentam os períodos de espera ao longo da jornada do doente. Do ponto de vista dos doentes, o acompanhamento assíncrono permanente reduz as deslocações às unidades de saúde e o desperdício de tempo e recursos associados às mesmas.

O produto já está a ser utilizado em seis hospitais portugueses e os resultados dos primeiros projetos serão conhecidos no final do ano, revela a companhia.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ASPE apresenta queixa à PGR contra Ministra da Saúde

A Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE) apresentou ontem, 8 de maio, uma queixa junto da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a Ana Paula Martins. Em causa está o incumprimento dos deveres de imparcialidade e da boa-fé negocial, entre outros, o que tem implicações na liberdade sindical e na negociação coletiva.

APCL promove o primeiro concurso ibérico de fotografia e curtas-metragens sobre Linfoma Cutâneo de Células T

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) apresenta o CertamenT, o primeiro concurso ibérico de fotografia e curtas-metragens dedicado ao Linfoma Cutâneo de Células T. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Asociación Española de Afectados por Linfoma, Mieloma y Leucemia (AEAL) e com a Academia Espanhola de Dermatologia e Venereologia (AEDV), contando com o apoio da farmacêutica Kyowa Kirin.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights