APDP anuncia que já é membro efetivo da Aliança Global para as Doenças Crónicas

9 de Julho 2022

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) tornou-se membro efetivo da Aliança Global para as Doenças Crónicas (NCD Alliance). A associação fala num novo passo para garantir o “melhor acesso à saúde” para as pessoas que vivem com diabetes.

Citado em comunicado, José Manuel Boavida, presidente da APDP, disse estar orgulhoso de anunciar o estatuto de membro efetivo da NCD Alliance.

“Queremos continuar a promover o combate às doenças crónicas, como é o caso da diabetes, garantindo um melhor acesso à saúde para as pessoas que com esta vivem. Este é mais um passo no caminho que continuamos a traçar para nos tornarmos numa voz cada vez mais ativa e impossível de ignorar”, defende o responsável.

De acordo com a associação, os dados da OMS apontam que as doenças crónicas matam 41 milhões de pessoas a cada ano, o equivalente a 71% de todas as mortes no mundo.

“As doenças cardiovasculares são responsáveis ​​pela maioria das mortes (17,9 milhões), seguidas pelo cancro (9,3 milhões), as doenças respiratórias (4,1 milhões) e a diabetes (1,5 milhão). Esses quatro grupos de doenças são responsáveis ​​por mais de 80% de todas as mortes prematuras por doença crónica”, lê-se na nota.

Atendendo ao cenário das doenças crónicas, José Manuel Boavida sublinhou a importância do diagnóstico e tratamento precoce e atempado.

Fundada em 2009, a NCD Alliance engloba mais de 2 mil organizações em 170 países. Desta aliança fazem parte organizações não governamentais, associações científicas e profissionais, centros académicos e de investigação, entre outras entidades.

A NCD Alliance trabalha na sensibilização e prevenção de doenças crónicas não transmissíveis.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Gestão dos Sintomas da DII

Para quem vive com Doença Inflamatória Intestinal (DII), cada dia pode trazer desafios inesperados. As crises podem surgir sem aviso, obrigando os doentes a adaptar constantemente a sua rotina para gerir os sintomas. No próximo episódio de Dar a Volta à DII é abordada a importância do reconhecimento precoce dos sinais de uma crise e das estratégias para minimizar o impacto da doença no quotidiano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights