Ética, lealdade e respeito voltaram a estar no centro das celebrações, através das personalidades desportivas que, no dia da grande final, se tornaram oficialmente embaixadores da mensagem deste Prémio.
Esta distinção voltou a proporcionar a oportunidade de reconhecer e partilhar o melhor da cultura desportiva, hasteando, ao mesmo tempo, a bandeira dos ideais universais, das histórias de sucesso, do altruísmo e da esperança, da luta contra a discriminação e da amizade, apesar das diferenças.
“Estamos satisfeitos por termos recompensado campeões que, durante as suas carreiras, foram os portadores de princípios muito importantes, tais como ética, lealdade e respeito”, afirmaram Lucia e Alberto Giovanni Aleotti, acionistas e membros do conselho de administração da Menarini. “Inspirados por estes últimos dias, esperamos vê-los a todos na próxima edição, para que possamos continuar a elevar os valores do fair play, cada vez mais alto”, acrescentaram.
A final desta celebração de fair play, apresentada por Lorenzo Dallari e Rachele Sangiuliano e transmitida em direto no Sportitalia, contou com a presença de Federica Pellegrini, vencedora do primeiro ouro olímpico na história da natação italiana, e subiram ao palco os ex-futebolistas Roberto Donadoni e Massimo Ambrosini.
Os presentes no evento acolheram calorosamente os australianos Casey Stoner e Ian Thorpe, campeões de atletismo e de natação, respetivamente, e o ex-jogador de futebol Fabrizio Ravanelli, vencedor do Prémio Especial Paolo Rossi na categoria “Youth Role Model”, apresentado pela esposa de “Pablito”, Federica Cappelletti.
Na categoria “Fair Play”, estiveram também na ribalta a campeã de saltos para a água Tania Cagnotto, Marco Bracci, estrela do voleibol, e a campeã olímpica de tiro ao alvo de San Marino, Alessandra Perilli, bem como as jovens estrelas em ascensão desta edição: Vito Dell’Aquila, campeão de taekwondo, e Stefania Constantini, a primeira medalha olímpica de Itália no curling em duplas mistas. Já na categoria “Sport beyond Sport”, duas placas foram para a dupla do esqui alpino paraolímpico Giacomo Bertagnolli e Andrea Ravelli. Completando a lista dos novos embaixadores do Fair Play Menarini, o jornalista Giorgio Porrà recebeu o Prémio Especial Franco Lauro “Narrating Emotions”.
“Com a conclusão desta última edição, que foi inteiramente gerida pela nossa Fundação, estamos a avançar com uma missão que acreditamos ser crucial: utilizar o mundo do desporto para difundir ideais que esperamos ganhar cada vez mais terreno, em toda a nossa vida quotidiana”, comentou Antonello Biscini, Valeria Speroni Cardi e Ennio Troiano, membros da direção da Fundação Fair Play Menarini. “Já estamos a pensar na próxima edição, mas não queremos deixar de agradecer aos campeões galardoados e a todos os que contribuíram para o sucesso do XXVI Prémio Internacional Fair Play Menarini”, concluíram.
Vencedores
Carreira em Fair Play: ROBERTO DONADONI; Fair Play: MASSIMO AMBROSINI; Desporto para além do Desporto: GIACOMO BERTAGNOLLI e ANDREA RAVELLI; O gesto: MARCELO BIELSA; Desporto e Vida: CASEY STONER; Lifetime Achievement in Sport: MARCO BRACCI; Figura lendária: IAN THORPE; SUSTENIUM Energia e Coração – Figura Lendária: FEDERICA PELLEGRINI; Paolo Rossi Prémio Especial Modelo Jovem: FABRIZIO RAVANELLI; Valores Sociais no Desporto: VITO DELL’AQUILA; Promoção do Desporto: ALESSANDRA PERILLI; Um sorriso para a vida: TANIA CAGNOTTO; Valores Educativos no Desporto: STEFANIA CONSTANTINI; Franco Lauro Special Award Narrating Emotions: GIORGIO PORRÀ; Fiamme Gialle Special Award Study and Sport: BEATRICE CORADESCHI.
PR/HN/RA
0 Comments