Dra. Joana Feliciano Cardiologista no Heart Center do Hospital Cruz Vermelha

Com o avançar da idade, é comum sofrer de insuficiência cardíaca? Como prevenir?

07/13/2022

A insuficiência cardíaca é uma síndrome clínica em que o coração é incapaz de bombear sangue suficiente para atender às necessidades metabólicas do corpo e chegar a todos os órgãos  de forma adequada.
Em consequência, o fornecimento de oxigénio e nutrientes aos tecidos do organismo diminui. Adicionalmente, o sangue não consegue eliminar os resíduos, pelo que o líquido fica acumulado em alguns órgãos, como os pulmões, as pernas ou o abdómen.

O diagnóstico da Insuficiência Cardíaca nem sempre é fácil, pois os sinais e sintomas são pouco específicos e podem confundir-se com os de outras doenças.

Os sintomas incluem: cansaço; falta de ar; edemas e palpitações acompanhados por sinais como congestão pulmonar e aumento volume abdominal. Estes sinais podem ser difíceis de identificar nos obesos, idosos e em doentes com doença pulmonar crónica.

No processo de diagnóstico de Insuficiência Cardíaca, o médico fará uma avaliação da sua história clínica e poderá pedir-lhe mais detalhes sobre os seus sinais e sintomas. Por exemplo, que distância consegue andar sem ficar com dificuldades em respirar; com quantas almofadas dorme ou se acorda repentinamente com falta de ar.

Esta doença cardiovascular pode afetar pessoas de várias faixas etárias, mas a sua prevalência aumenta com a idade, sobretudo a partir dos 65 anos.

A insuficiência cardíaca é uma síndrome que pode ter várias causas e o tratamento pode ser diferente consoante as várias etiologias.

A cardiopatia isquémica é uma das causas mais frequentes de insuficiência cardíaca e atualmente a evidência aponta para que os açucares refinados e hidratos de carbono simples (sem fibras e com pouco ou nenhum valor nutricional) tenham um maior impacto no aumento de fatores de risco (Obesidade, Diabetes, Hipertensão arterial) para cardiopatia isquémica do que as gorduras.

De referir também que as gorduras não são todas iguais e as gorduras de origem vegetal e algumas animais devem fazer parte da nossa dieta (e fazem parte de uma dieta tipicamente portuguesa/ mediterrânica).

Assim e em alguns casos, a Insuficiência Cardíaca pode ser prevenida, evitando ou corrigindo fatores de risco como:

  • Colesterol elevado;
  • Hipertensão arterial;
  • Diabetes;
  • Obesidade;
  • Sedentarismo;
  • Tabagismo;
  • Alcoolismo;
  • Doença arterial coronária.

Estes fatores de risco são “modificáveis”, uma vez que podemos “agir sobre eles”, corrigindo-os. Para tal, há algumas medidas que deve adotar no seu dia a dia:

  • Ter um estilo de vida saudável;
  • Praticar exercício físico regularmente;
  • Manter uma dieta equilibrada;
  • Não fumar;
  • Não beber bebidas alcoólicas.

Importante referir que estas recomendações são gerais e que podem não se adaptar à sua situação de saúde específica, pelo que deve seguir as indicações de um médico assistente.

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Recurso de Salgado por Alzheimer recusado no TC

O Tribunal Constitucional rejeitou apreciar o recurso de Ricardo Salgado, que alegava inconstitucionalidade na condenação a oito anos de prisão devido ao diagnóstico de Alzheimer, mantendo a decisão da Operação Marquês e agravando as custas.

Fecundidade em Angola caiu e mulheres têm em média 4,8 filhos

A taxa de fecundidade em Angola caiu de 6,2 para 4,8 filhos por mulher em oito anos, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) angolano hoje divulgados. Entre 2015-2016 e 2023-2024, a fecundidade diminuiu em Angola de 6,2 para 4,8 filhos por mulher, segundo o Inquérito de Indicadores Múltiplos e de Saúde (IIMS) 2023-2024, tornado hoje público pelo INE.

Novo modelo agiliza controlo da dor severa no Alto Ave

A Unidade Local de Saúde do Alto Ave criou a Via Verde da Dor Aguda, um projeto inovador que integra resposta hospitalar e domiciliária para doentes com dor mal controlada, promovendo conforto, segurança e qualidade de vida.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights