ONG italiana ajuda a instalar na Guiné-Bissau primeira máquina de endoscopia digestiva

27 de Julho 2022

A Guiné-Bissau já dispõe da primeira máquina de exame de endoscopia digestiva e colonoscopia, instalada no hospital pediátrico de Bôr, graças à organização não-governamental (ONG) italiana SOS Bambini, anunciou esta terça-feira o ministro da Saúde, Dionísio Cumbà.

Em declarações à Lusa e à RDP, o governante guineense saudou o gesto da ONG italiana, que, disse, tem trabalhado com o hospital de Bôr (da igreja Católica) na adoção de crianças que são levadas para Itália.

Até aqui os pacientes guineenses que necessitavam de realizar exames de endoscopia e colonoscopia, regra geral, ou iam ao Senegal ou a Portugal, notou Dionísio Cumbà, ao explicar os constrangimentos que a situação causava.

Então diretor clínico do hospital de Bôr, Dionísio Cumbà, cirurgião pediátrico formado em Itália, solicitou apoio à SOS Bambini no sentido de ajudar o país a adquirir um aparelho de endoscopia e no passado mês de maio o equipamento chegou à Bissau.

O equipamento já está montado, mas ainda faltam alguns componentes para que possa iniciar os exames de endoscopia no hospital de Bôr, declarou o médico guineense.

Dionísio Cumbà observou que até aqui “era bastante complicado” resolver problemas de pacientes, nomeadamente de crianças que ingerem soda cáustica, moedas, pedras e outros estranhos, mas também atender pacientes adultos.

Após instalar a máquina, a SOS Bambini deu formação a três médicos guineenses, dois do hospital nacional Simão Mendes, e um do hospital de Bôr e ainda capacitou seis enfermeiros para operarem o equipamento, assinalou Cumbà.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SNS: Erros do Passado, Desafios do Futuro

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM

Nomeados por Trump representam perigo para Saúde e Segurança

Se forem confirmados pelo Senado, vários dos nomeados pelo presidente eleito Donald Trump para o seu governo representam perigos para a Saúde e Segurança dos Estados Unidos, devido à falta de formação, experiência e promessas alarmantes, disseram à Lusa analistas políticos. 

MAIS LIDAS

Share This