Brasil registou quase mil casos de Monkeypox

28 de Julho 2022

O Brasil acumula 978 casos confirmados de Monkeypox, a grande maioria deles no estado de São Paulo, onde foi registado o primeiro contágio do país há pelo menos de dois meses, informou quarta-feira o Ministério da Saúde do país sul-americano.

Os dados colocam o Brasil como o segundo país das Américas com mais infeções, atrás dos Estados Unidos (2.881), segundo o último balanço da Organização Mundial da Saúde (OMS), que no sábado declarou a doença uma emergência de saúde.

As autoridades brasileiras relataram o primeiro caso de Monkeypox foi confirmado em 8 de junho num paciente de 41 anos que chegou à cidade de São Paulo após uma viagem à Espanha, o país mais afetado pelo surto (com 3.596 casos confirmados) .

Em menos de 2 meses, o Brasil soma 978 infeções, das quais 744 foram registadas em São Paulo. Em seguida estão o Rio de Janeiro (117), Minas Gerais (44), Paraná (19) e o Distrito Federal (15), segundo boletim do Ministério da Saúde brasileiro.

A pasta informou em nota que “continua em coordenação direta com os estados para monitorar os casos e rastrear os contatos dos pacientes”.

Mais de 18.000 casos de Monkeypox foram detetados em todo o mundo desde o início de maio passado, fora das áreas endémicas de África.

A doença foi relatada em 78 países até agora e 70% dos casos estão concentrados na Europa e 25% nas Américas, disse o responsável da OMS.

Cinco pessoas morreram da doença (todas em África) e cerca de 10% dos casos exigem internamento hospitalar para tentar aliviar a dor dos pacientes.

A vacina contra a varíola, assim como antivirais e a imunoglobulina ‘vaccinia’ (VIG), podem ser usados como prevenção e tratamento para a Monkeypox, uma doença rara.

A doença, que tem o nome do vírus, foi identificada pela primeira vez em humanos em 1970 na República Democrática do Congo, depois de o vírus ter sido detetado em 1958 no seguimento de dois surtos de uma doença semelhante à varíola que ocorreram em colónias de macacos mantidos em cativeiro para investigação – daí o nome “Monkeypox” (“monkey” significa macaco e “pox” varíola).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This