Conferência | FMUP propõe novas perspetivas para olhar sobre a diabesidade

31 de Agosto 2022

No dia 4 de novembro, a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) vai organizar a conferência “The prism of Diabesity: looking by a different perspective”.

Relativamente ao programa, a sessão inaugural irá debater-se sobre a temática da diabesidade – um termo que faz referência simultânea da obesidade abdominal e da diabetes tipo 2 – nomeadamente, o número de pessoas afetadas, os novos biomarcadores para o diagnóstico e a importância da mitocôndria na doença.

Após a apresentação das comunicações orais, a conferência retoma com uma sessão dedicada às doenças associadas à diabesidade – “Diabetes tipo 3”, “MAFLD” e “Depressão e Ansiedade” –  encerrando com um novo painel de oradores para abordar as novas terapias e as abordagens da doença.

O encontro irá contar com a participação de diversos especialistas nacionais e internacionais, como Helena Trigueiro (Universidade de Ulster), João Sérgio Neves (FMUP/CHUSJ), Edoardo Bertero (Universidade de Génova), Paula Moreira (Universidade de Coimbra), Naomi Lange (Universidade de Berna), Margarida Figueiredo Braga (FMUP/CHUSJ), Diogo Pestana (NOVA Medical School), Daniela Martins-Mendes (Hospital Fernando Pessoa) e Jorge Caria (Novo Nordisk), entre outros.

Até 9 de setembro, está a decorrer o período de submissão de resumos a apresentar durante o encontro. Os trabalhos devem ser enviados para o endereço jornadas_pdmce@med.up.pt.

Esta é uma iniciativa organizada no âmbito do Programa Doutoral em Metabolismo – Clínica e Experimentação. Mais informações em breve.

publicado em FMUP

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ASAE aplica 30 coimas em talhos e suspende atividade de um

Um talho viu a atividade suspensa e a outros 30 foram instaurados processos de contraordenação pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) no âmbito de uma operação de fiscalização a 163 estabelecimentos.

ACSS projeta que o SNS tenha mais 60 mil trabalhadores em 2030

 A Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) estima que o SNS ultrapasse os 210 mil trabalhadores em 2030, mais 60.894 do que em 2023, e alerta que o atual modelo de prestação de cuidados “sobrecarrega” os profissionais.

MAIS LIDAS

Share This