Lista de espera em oftalmologia pode ser substancialmente reduzida

7 de Setembro 2022

No seguimento das notícias publicadas recentemente sobre os tempos de espera para consultas em várias especialidades, a Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO) renova o alerta para as enormes barreiras no acesso aos cuidados para a saúde da visão em Portugal, das quais resultam deficiência visual e cegueira que poderiam ter sido ser evitadas.

As consequências para a população portuguesa são mais do que evidentes e representam limitações significativas à aprendizagem e ao desenvolvimento pessoal na infância, uma menor produtividade na idade adulta e uma perda de autonomia e de desenvolvimento de problemas de saúde mental e física nos mais idosos.

Esta situação catastrófica pode ser evitada. Basta que sejam implementadas as soluções estudadas com recursos humanos formados em Portugal. Estas soluções estão apontadas pela iniciativa da Organização Mundial de Saúde “Cuidados da Visão no Serviço Nacional de Saúde” e “Cuidados para a Saúde da Visão: Estudo para a Universalização de Cuidados de Saúde da Visão em Portugal”, com recomendações concretas, de evidência científica, sobre a integração, prática, estrutura e recursos humanos disponíveis em Portugal.

A reorganização com implementação de cuidados primários para a saúde da visão, integração dos Optometristas nas equipas multidisciplinares e intervenções terapêuticas em proximidade e na comunidade são o caminho que já se encontra provado como uma solução para reduzir as maiores listas de espera na saúde a zero.

De outra forma, não será possível atingir o aumento no acesso a cuidados refrativos em 40% e a cirurgia à catarata em 30% até 2030, conforme compromisso do Governo Português em Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde e da Organização das Nações Unidas.

 

PR/HN

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights