Ómicron é a única variante detetada em Moçambique

21 de Setembro 2022

A variante Ómicron da Covid-19 tornou-se na única detetada desde julho em Moçambique, anunciaram as autoridades, numa altura em que a vacinação avança, a doença recuou e o país aliviou quase todas as restrições.

Novas vacinas têm sido desenvolvidas a nível mundial de acordo com as variantes e linhagens do vírus SARS-CoV-2.

A linhagem BA.4 da variante Ómicron “é atualmente a linhagem dominante” presente em 44% das amostras analisadas entre junho e agosto, lê-se no último boletim de vigilância genómica, publicado pelo Instituto Nacional de Saúde de Moçambique.

Na outra parcela de 45% foram encontradas outras linhagens (BA.2 e BA.5) da mesma variante que já estavam em circulação e surgiram duas novas (BE.1 e BF.5), mas sem impactos na saúde.

“É de salientar a circulação da variante Delta em baixas percentagens nos meses de abril, maio e junho e a sua ausência nos meses subsequentes”, acrescenta.

A Rede de Vigilância Genómica (ReviGen) de Moçambique tem como objetivo vigiar a circulação de variantes do vírus SARS-CoV-2 no país e entre julho de 2020 e agosto de 2022 foram analisados 1.245 genomas sequenciados a partir de amostras provenientes de todas as províncias.

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, anunciou em 31 de agosto o fim da obrigatoriedade generalizada de uso de máscaras para prevenção da Covid-19, com exceção em espaços de saúde e outros casos particulares.

Moçambique registou em agosto um total de 498 casos de Covid-19 e cinco mortes.

A evolução favorável “está associada à elevada cobertura de vacinação”, assinalou Nyusi, com mais de mais de 14 milhões de pessoas inoculadas, correspondendo a cerca de 97% do objetivo, ou seja, a população com mais de 18 anos.

Nyusi apontou a necessidade de se “continuar a melhorar a cobertura de vacinação”, anunciando para 27 de setembro o início da vacinação para faixas etárias mais jovens – a partir dos 12 anos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Primeira ativação remota de fotofármacos testada com sucesso

Investigadores da Universidade de Barcelona criaram o primeiro dispositivo sem fios capaz de ativar fotofármacos por controlo remoto, permitindo tratar dor de forma precisa e personalizada, minimizando efeitos adversos dos opiáceos.

Cleptomania

Alberto Lopes – neuropsicólogo/hipnoterapeuta

“Se tocam numa mulher, respondemos todas”

Contra a misoginia organizada ‘online’, o neomachismo e toda a violência sobre as mulheres, elas recusam o silêncio, usam as redes sociais para expor agressores e formaram um exército de resistência feminina: “Se tocam numa, respondemos todas”.

Pipeta Revolucionária Ativa Neurónios Individuais com Precisão Iónica

Investigadores da Universidade de Linköping desenvolveram uma pipeta inovadora que ativa neurónios individuais através da libertação precisa de iões, sem perturbar o ambiente extracelular. A técnica revelou dinâmicas complexas entre neurónios e astrócitos, abrindo portas a tratamentos de precisão para doenças como a epilepsia.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights