Mundial2022: Teste negativo à covid-19 exigido a adeptos mas não vacinação obrigatória

29 de Setembro 2022

Os adeptos que se deslocarem ao Qatar para assistir aos jogos do Mundial2022 de futebol terão que a apresentar um teste negativo à covid-19, à chegada, mas a vacinação não é obrigatória, anunciaram hoje os organizadores.

Todos os visitantes com 18 ou mais anos também devem descarregar uma aplicação de telemóvel administrada pelo governo do emirado, denominado Ehteraz, que rastreia os movimentos e o estado de saúde das pessoas.

“Um Ehteraz verde (mostrando que o usuário não tem um caso confirmado de covid-19) é necessário para entrar em qualquer espaço público fechado”, adianta a organização.

Os visitantes devem poder apresentar um resultado negativo de um teste PCR realizado nas 48 horas anteriores à chegada ou de um teste rápido oficial realizado nas 24 horas anteriores.

A realização dos testes à covid-19 para visitantes com seis ou mais anos é obrigatória “independentemente do status de vacinação do indivíduo”, acrescentam os organizadores.

A vacinação não é obrigatória para os cerca de 1,2 milhões de visitantes esperados para o período do Mundial do Qatar.

As máscaras devem ser usadas nos transportes públicos, incluindo o sistema de metro, que muitos adeptos usarão para chegar aos oito estádios em Doha e arredores, que irão receber a prova.

O Qatar, com uma população estimada em pelo menos 2,5 milhões, embora apenas cerca de 350 mil sejam cidadãos do emirado, registou quase 450 mil casos confirmados de covid-19 e 682 mortes pela doença.

Mais de 97% da população no Qatar tomou pelo menos uma dose de uma vacina contra a covid-19, afirmam os dados mais recentes.

“Qualquer pessoa que teste positivo à covid-19 enquanto estiver no Qatar será obrigada a um período de isolamento, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde Pública”, disseram ainda os organizadores.

O Mundial de futebol do Qatar vai decorrer entre 20 de novembro e 18 de dezembro, com a seleção portuguesa inserida no Grupo H, com Uruguai, Gana e Coreia do Sul.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

México apreende mais de 400 mil doses de fentanil em Jalisco

O México apreendeu hoje mais de 400.000 comprimidos de fentanil e seis toneladas de material químico para produzir esta droga sintética, a escassas semanas de Donald Trump tomar posse como Presidente dos Estados Unidos.

ONU alerta para aumento da fome no Sudão

A fome instalou-se em cinco novas regiões do Sudão devastado pela guerra, segundo um relatório publicado hoje pelo sistema de Classificação das Fases da Segurança Alimentar (IPC) utilizado pelas agências das Nações Unidas.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights