Farmácias saúdam reconhecimento dos serviços de proximidade no Orçamento de Estado

17 de Outubro 2022

A Associação de Farmácias de Portugal (AFP) manifestou “grande satisfação” com a inclusão, na proposta de Orçamento do Estado para 2023 para a Saúde, de medidas que reforçam a parceria entre as farmácias e o SNS.

A proposta de orçamento para o próximo ano prevê a possibilidade da renovação automática da prescrição para os doentes crónicos nas farmácias comunitárias. Segundo a AFP, a medida “permite a estes utentes terem acesso à sua medicação de forma mais rápida e cómoda, contribuindo ainda para o descongestionamento dos serviços de saúde primários.”

Por outro lado, a entrega de medicamentos hospitalares nas farmácias comunitárias, realizada a título excecional durante a pandemia, “assume-se como um importante contributo para os utentes que assim deixam de necessitar de se deslocar aos hospitais para receberem a sua medicação.”

A associação garante estar disponível para colaborar com o Governo e os diferentes stakeholders da Saúde no sentido de operacionalizar estas medidas, contribuindo para a criação de metodologias claras e eficazes.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Greve dos enfermeiros com adesão global de 76,8%

A greve de sexta-feira dos enfermeiros registou uma adesão global de 76,8%, um valor que demonstra o “descontentamento que existe de norte a sul do país” nesses profissionais de saúde, anunciou o sindicato que convocou a paralisação.

Fundação Champalimaud: Como os cérebros transformam sons em ações

Um novo estudo do Laboratório Renart, publicado na Current Biology, apresenta resultados que permitem a nossa compreensão sobre como as informações sensoriais e as escolhas comportamentais estão entrelaçadas dentro do córtex — a camada externa do cérebro que molda a nossa percepção consciente do mundo.

Xavier Barreto: “Não podemos andar de seis em seis meses a mudar tudo”

O presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) defendeu que uma das principais, e mais polémicas, reformas do Serviço Nacional de Saúde deve ser mantida pelo novo Governo. No âmbito da 13ª Conferência Valor APAH, Xavier Barreto afirmou: “A reforma das ULS deve ser mantida”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights