Mirandela quer mais profissionais de saúde e disponibiliza-se para ajudar

17 de Outubro 2023

O município de Mirandela, no distrito de Bragança, considerou hoje ser “imperioso o reforço” de profissionais de saúde no concelho, afirmando estar disponível para ajudar a implementar medidas que ajudem a fixar médicos.

Em declarações à Lusa, o vice-presidente da autarquia, Orlando Pires, afirmou que o município tem mantido um contacto permanente com as entidades de saúde “face às notícias a nível nacional” da recusa de médicos em fazer mais do que as 150 horas extraordinárias obrigatórias por lei.

“O município posiciona-se como fazendo parte da solução, como parceiro. Está disponível para implementar medidas de apoio aos profissionais de saúde” para que se fixem no concelho, explicou à Lusa o vice-presidente.

Questionado sobre que medidas poderão avançar, Orlando Pires respondeu que serão as que “a Unidade Local de Saúde de Nordeste e o Ministério da Saúde julguem adequadas”.

“O executivo municipal continua a reivindicar que não pode aceitar, de forma alguma, a diminuição da capacidade de serviços de saúde no concelho, nomeadamente as respostas ao nível da urgência”, ressalvou.

Para a Câmara de Mirandela, é “imperioso o reforço destes profissionais” quando muitos dos que estão no ativo se aproximam da idade da reforma.

“A Câmara Municipal opor-se-á, por todos os meios ao seu alcance, a qualquer intenção – que na verdade se julga não existir – de diminuição da capacidade dos Serviços de Saúde hoje presentes no concelho”, lê-se numa nota de imprensa.

Segundo o autarca, com os dados que o município dispõe, “se nada fosse feito”, havia “o risco de algumas valências, sobretudo a nível da urgência, ficarem condicionadas a médio prazo”.

Por isso o município mostrou-se disponível para “implementar medidas de imediato”, para evitar, no futuro, eventuais encerramentos e promover o “reforço das respostas de saúde”.

No comunicado, a autarquia refere que parte dessas ações poderão passar por estar à disposição para “colaborar ativamente com o Estado central” para “facilitar o acolhimento e fixação de mais médicos no concelho”.

“É de extrema importância para as populações. Temos um concelho com 30 freguesias, 600 quilómetros quadrados de área, 102 aldeias e 21 mil habitantes”, enfatizou Orlando Pires, que salientou que, até ao momento, Mirandela tem tido “uma reposta de qualidade por parte da Unidade Local de Saúde do Nordeste”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights