O evento junta profissionais de saúde, pessoas com diabetes e familiares para discutir as várias facetas da diabetes e a sua evolução. Os temas em debate incluem a prática clínica, doenças como obesidade, doença renal crónica, insuficiência cardíaca e retinopatia diabética, a tecnologia, a educação terapêutica e o comportamento / estilo de vida.
“O Congresso Nacional junta num importante momento de reflexão todos os intervenientes cruciais para lidar com a diabetes. Os números da diabetes, que afeta milhões de pessoas na Europa e um milhão em Portugal, são preocupantes. É urgente melhorar a situação de uma doença responsável por 8% a 10% da despesa em saúde no nosso País.”, explica João Filipe Raposo, presidente do congresso e diretor clínico da APDP.
O evento será também marcado pela sessão “Diabetes Além-Fronteiras”, com a participação dos especialistas internacionais: Prof. Lise Lotte Gluud, Prof. Per Henrik Groop, Prof. Erika Parente e Prof. Peter Schwarz. Em parceria com a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), o Congresso inclui ainda os debates “Diabetes e Cancro” e “Diabetes e Covid”.
“Contamos com um leque de especialistas provenientes de várias realidades e com diferentes perspetivas sobre a diabetes, unindo esforços para melhorar a resposta dos cuidados de saúde às pessoas com diabetes, cruciais para a melhor gestão da doença agora e no futuro.”, afirma José Manuel Boavida, presidente da APDP.
Além das sessões e dos debates, acessíveis mediante inscrição no congresso Aqui, a APDP organiza ainda 3 workshops com os temas “Novas tecnologias”, “Insulinoterapia e novas terapêuticas injetáveis” e “Pé diabético”, que carecem de inscrição extra Aqui. A submissão de resumos pode ser feita até 4 de novembro, Aqui.
PR/HN
0 Comments