Biotecnológica de Cantanhede recebe 2,5 ME da Europa para vacina multibacteriana

19 de Outubro 2022

A empresa de biotecnologia Immunethep, sediada em Cantanhede, recebeu 2,5 milhões de euros do Conselho Europeu da Inovação para os ensaios clínicos de uma vacina multibacteriana, num projeto cujo investimento pode ascender aos 17,5 milhões de euros.

A Immunethep “foi selecionada pelo Conselho Europeu de Inovação (EIC) para receber financiamento do seu programa EIC Accelerator”, anunciou ontem aquela ‘startup’ de Cantanhede, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

A empresa irá receber inicialmente um subsídio de 2,5 milhões de euros e é elegível para investimento de capital adicional do EIC Fund para um projeto que prevê um investimento global de 17,5 milhões de euros.

O apoio agora assegurado vai permitir avançar com a Paragon Novel Vaccine (PNV), desenvolvida por aquela biotecnológica, para a fase de ensaios clínicos em humanos, para avaliar “segurança, imunogenicidade e eficácia inicial” daquela vacina multibacteriana.

De acordo com a Immunethep, com este investimento, esta torna-se na “primeira empresa no mundo com uma vacina multibacteriana em ensaios clínicos, de acordo com o relatório de vacinas da OMS [Organização Mundial de Saúde] de 2021 com foco nos patógenos bacterianos prioritários para a OMS”.

Esta vacina, caso venha a ter êxito, poderá combater bactérias resistentes a antibióticos que estão associadas a “infeções hospitalares e que criam problemas gravíssimos à escala global”, disse à agência Lusa o cofundador e diretor executivo da Immunethep, Bruno Santos.

Segundo o responsável, o projeto prévio à fase de ensaios clínicos tinha terminado em 2019 e só agora foi possível obter financiamento, após a pandemia, momento em que a ‘startup’ também desenvolveu uma vacina contra a cCvid-19, que ainda aguarda apoios para ser testada.

Para os ensaios clínicos da vacina multibacteriana, a empresa já tem “negociações adiantadas com capitais de risco” para também investirem no projeto que terá uma duração de cerca de quatro anos.

“Este projeto vai-nos obrigar a duplicar a equipa para conseguir dar resposta a todas as atividades que teremos de fazer nos próximos anos”, salientou Bruno Santos.

A Immunethep foi criada em 2013, tendo como principal objetivo o desenvolvimento de imunoterapias antibacterianas para combater a resistência a antibióticos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

Regresso de cirurgiões garante estabilidade no hospital Fernando Fonseca

O Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Fernando Fonseca entra num novo ciclo de estabilidade com o regresso de quatro cirurgiões experientes, incluindo o antigo diretor. A medida, apoiada pelo Ministério da Saúde, visa responder às necessidades de 600 mil utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights