Sindicatos dos enfermeiros e Governo retomam hoje negociações

26 de Outubro 2022

Sindicatos dos enfermeiros e Governo retomam hoje negociações sobre a valorização da carreira que foram interrompidas na sequência da demissão da anterior ministra da Saúde, Marta Temido, no final de agosto.

Estas reuniões, que chegaram a estar agendadas pelo Ministério para 02 de novembro, foram antecipadas para hoje e são as primeiras com a equipa do ministro Manuel Pizarro para dar seguimento às negociações sobre a reposição dos pontos perdidos pelos enfermeiros aquando da transição para a nova carreira.

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) recordou que, de acordo com o calendário previamente definido, as negociações deveriam ter terminado em setembro e exige que sejam agora concluídas “no mais curto espaço de tempo”, de modo que os compromissos assumidos se refletiam nos rendimentos desses profissionais de saúde ainda em 2022.

Já para o Sindicato dos Enfermeiros (SE), a reunião de hoje deve servir definir a conclusão do processo negocial iniciado em maio para que os impactos financeiros das medidas já acordadas com o Governo possam ter cabimento no Orçamento do Estado para o próximo ano.

Em 19 de outubro, o Sindicato Independente de Todos os Enfermeiros Unidos (SITEU) chegou mesmo a admitir avançar para a greve, devido ao impasse nas negociações, mas o agendamento da nova reunião nesse dia fez com que o sindicato decidisse não enviar o pré-aviso para publicação.

No final de setembro, o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, pediu aos sindicatos “compreensão”, tendo em conta que na altura ainda estava a instalar a sua equipa, e assegurou que o Governo assumia todos os compromissos que tinham sido estabelecidos nas anteriores reuniões com os enfermeiros.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights