Idanha-a-Nova apoia uma centena de cirurgias às cataratas a idosos carenciados

14 de Novembro 2022

Uma centena de idosos de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, foram operados às cataratas no âmbito de um protocolo de acesso gratuito a cirurgias estabelecido entre o município e a Fundação Álvaro Carvalho (FAC).

“Um novo grupo de seis cidadãos de Idanha-a-Nova foi operado às cataratas sem quaisquer encargos, no âmbito do programa que já contemplou cerca de 100 pessoas”, refere, em comunicado, a Câmara de Idanha-a-Nova.

O programa de acesso a cirurgias às cataratas resulta de uma parceria estabelecida entre o município local, o Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento (CMCD) de Idanha-a-Nova e a Fundação Álvaro Carvalho.

“O objetivo é aumentar a qualidade de vida das pessoas, em particular dos mais idosos, que através desta intervenção melhoram a visão e podem ter uma vida mais ativa, mais autónoma e mais feliz”, lê-se na nota.

No âmbito deste protocolo, a Câmara de Idanha-a-Nova comparticipa 50% dos encargos e os restantes 50% são financiados pela Fundação Álvaro Carvalho, não tendo os beneficiários quaisquer encargos.

Os critérios de seleção de utentes contam com a articulação entre o Centro de Saúde de Idanha-a-Nova, a Fundação Álvaro Carvalho e a Clínica Oftalmológica da Beira Interior na avaliação clínica das pessoas, tendo também em consideração os casos de justificado apoio social.

As cirurgias e a consulta pós-operatória realizaram-se esta semana na Clínica Oftalmológica da Beira Interior.

O programa de acesso a cirurgias às cataratas é uma parceria entre a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, o Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento e a Fundação Álvaro Carvalho (FAC).

O objetivo é aumentar a qualidade de vida das pessoas, em particular dos mais idosos, que, através desta intervenção, melhoram a visão e podem ter uma vida mais ativa, mais autónoma e mais feliz.

A FAC tem como objetivo desempenhar funções de solidariedade social no âmbito da saúde, prestando cuidados médicos e outras atividades assistenciais do foro preventivo, curativo e de reabilitação.

Privilegia os setores mais carenciados da população ou os setores que se encontram socialmente mais excluídos, com especial incidência nas zonas do interior do país, onde este protocolo foi realizado com municípios dos distritos de Castelo Branco e da Guarda.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Stephan Peters sobre o Nutri-Score: “Não há evidências da sua eficácia na vida real”

Nutri-Score: Uma mais-valia ou uma ferramenta meramente ilusória? As opiniões sobre este sistema de classificação nutricional divide especialistas europeus. Há quem aponte o rótulo nutricional de 5 cores como um sistema útil para os consumidores poderem conhecer o valor nutricional geral dos produtos. No entanto, há quem aponte falhas “devido à sua falta de fundamentação científica”. Este foi o caso do investigador neerlandês Stephan Peters, da Dutch Dairy Association, que falou ao HealthNews sobre o assunto. 

Vacina Shingrix continua a proporcionar elevada proteção contra o Herpes Zoster

A GSK plc (LSE/NYSE: GSK) anunciou no dia 17 de abril dados positivos do ensaio clínico de fase III ZOSTER-049 de follow-up a longo prazo que seguiu os participantes durante aproximadamente 11 anos após a vacinação inicial com Shingrix (vacina contra o Herpes Zoster recombinante, com adjuvante ou RZV). Os dados finais do ensaio clínico demonstram que a RZV mantém a eficácia contra o Herpes Zoster durante mais de uma década em adultos com mais de 50 anos.

Manuel Alves morreu hoje em Lisboa vítima de cancro

O ‘designer’ português Manuel Alves, 73 anos de idade, da dupla de moda Alves/Gonçalves, morreu esta terça-feira no Hospital da Luz, vítima de cancro, confirmaram à agência Lusa amigos do estilista.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights