Esta iniciativa, com o apoio da Alfasigma Portugal, procura entender o diagnóstico, o tratamento e a referenciação deste problema de saúde. Os episódios já se encontram todos disponíveis na aplicação, na secção de formação médica.
Os podcasts contam com a participação de Armando Peixoto, médico de gastrenterologia no Centro Universitário Hospitalar de S. João, e Andreia Carreira, médica de medicina geral e familiar e medical manager na Tonic App.
No decorrer dos episódios, os conteúdos abordados vão ao encontro do diagnóstico de uma perspetiva positiva, começando pela definição, seguindo-se a epidemiologia, abordagem diagnóstica, dieta com restrição de FODMAPs, tratamento nos cuidados de saúde primários e referenciação, sem esquecer a abordagem nos cuidados hospitalares e os mitos.
A síndrome do intestino irritável é uma condição crónica do sistema digestivo que se associa a sintomas digestivos recorrentes e com impacto no dia a dia, dos quais se destacam a dor abdominal e a alteração dos hábitos intestinais (obstipação e/ou diarreia). Estima-se que mais de um milhão de portugueses sejam afetados por este problema de saúde.
A Tonic App é uma aplicação móvel portuguesa, criada em 2016, com mais de 23.300 utilizadores portugueses, disponível também em Espanha, Itália e França. Já venceu o segundo prémio da competição de apps médicas da MEDICA e foi nomeada pela revista Forbes como uma das 60 startups lideradas por mulheres que estão “a agitar a tecnologia pelo globo”.
A Tonic App disponibiliza informação tratada de forma independente por uma equipa especializada, baseada em fontes científicas e de entidades oficiais.
PR/HN/RA
0 Comments