Infarmed autoriza uso de medicamento à base de cloreto de potássio com rótulo estrangeiro

30 de Novembro 2022

O regulador nacional do medicamento (Infarmed) autorizou a utilização de um medicamento à base de cloreto de potássio com rotulagem em língua estrangeira devido ao fim da comercialização de um fármaco do género produzido em Portugal.

A autorização, “a título excecional”, data de segunda-feira e foi esta terça-feira divulgada pela Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) na sua página na internet.

O medicamento é fabricado no Canadá pela farmacêutica Sandoz e tem o nome comercial de Sandoz K8, apresentando-se em embalagens de 100 comprimidos de “libertação prolongada”, cada um com 600 miligramas.

Em Portugal, as embalagens, rotuladas em inglês e em francês, serão acompanhadas de um folheto informativo em português.

O medicamento, que atua como um suplemento de potássio, custa 8,37 euros (preço de venda ao público) e é comparticipado em 37% pelo Serviço Nacional de Saúde.

Este fármaco substitui um outro, também tendo cloreto de potássio como substância ativa, que deixou de ser comercializado e tinha o nome comercial de Sandoz Retard, que se apresentava em embalagens de 40 comprimidos de “libertação prolongada”, cada um com 600 miligramas. O medicamento era fabricado em Portugal pela mesma farmacêutica.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ONU alerta para aumento da fome no Sudão

A fome instalou-se em cinco novas regiões do Sudão devastado pela guerra, segundo um relatório publicado hoje pelo sistema de Classificação das Fases da Segurança Alimentar (IPC) utilizado pelas agências das Nações Unidas.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights