Sobe para 34 o número de mortos em deslizamento de terras na Colômbia

6 de Dezembro 2022

O número de mortos após um deslizamento de terras no distrito colombiano de Risaralda, que atingiu um autocarro, subiu para 34, enquanto continuam os trabalhos de resgate de nove desaparecidos, divulgou esta segunda-feira o Governo da Colômbia.

“Já identificámos 34 pessoas mortas, incluindo três menores. Resgatámos nove pessoas com vida, quatro delas em estado crítico, que estão a receber tratamento”, adiantou o ministro do Interior colombiano, Alphonso Prada, em conferência de imprensa.

Prada lamentou a tragédia, durante a mais recente atualização do incidente, em que elevou o número de mortos em 27.

Segundo o mais recente boletim da Unidade Nacional de Gestão de Riscos e Desastres (UNGRD), foram identificados sete corpos.

Cinco dos feridos foram atendidos no Hospital Pueblo Rico e San Jorge de Pereira, acrescentou.

O Presidente colombiano, Gustavo Petro, já manifestou “solidariedade às famílias das vítimas” e garantiu que as famílias “terão amplo apoio do Governo”.

O deslizamento de terras ocorreu no domingo, quando parte da montanha caiu, levando consigo um pedaço da estrada que liga os departamentos de Risaralda e Chocó, em La Cabaña, zona rural do município de Pueblo Rico.

Um autocarro de transporte de passageiros que saiu de Cali, com destino aos municípios de Condoto e Quibdó, ficou soterrado.

Segundo o UNGRD, o deslizamento de terras ocorreu devido ao fenómeno La Niña, presente na Colômbia desde agosto de 2020, e que “gerou hipersaturação em materiais com alto grau de metamorfismo, também associados a encostas abruptas, que desencadearam movimentos de massa superficial”, ou seja, devido às chuvas que assolam o país e causam estragos há semanas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This