Ministro da Saúde inaugura Centro de Endoscopia Avançada da ULSM

15 de Dezembro 2022

O ministro da Saúde inaugura amanhã, pelas 9h, o novo Centro de Endoscopia Avançada da Unidade Local de Saúde de Matosinhos, a funcionar no Hospital Pedro Hispano, e preside ao encontro sobre “O Papel das Unidades Locais de Saúde no SNS”.

Equipado com tecnologia moderna, o novo Centro de Endoscopia Avançada Carlos Moreira da Silva começou a funcionar em setembro, num espaço renovado do Hospital Pedro Hispano.

Após meses de obra, este novo centro – que recebeu o nome do mecenas que tornou possível a concretização deste projeto, o engenheiro Carlos Moreira da Silva – permite a realização de “endoscopia centrada no doente, de procedimentos de rotina e avançados, com a melhor tecnologia, segurança e privacidade dos doentes”, garante Francisco Baldaque, o diretor do Serviço de Gastrenterologia.

A endoscopia diagnóstica e terapêutica tem registado marcados avanços. Vários procedimentos que antes necessitavam de tratamento cirúrgico podem ser realizados atualmente por endoscopia e em ambulatório, permitindo ganhos em saúde com redução marcada de custos, como é exemplo a remoção de tumores iniciais do tubo digestivo ou nas técnicas terapêuticas de ecoendoscopia.

Assim, este novo centro está equipado com “a mais moderna tecnologia” e nasce com a ambição de se tornar “um novo marco na Gastrenterologia Portuguesa”, defende o especialista, acreditando que “será um centro de excelência com foco no diagnóstico, tratamento e investigação do cancro gastrointestinal, e uma escola na formação das novas gerações de médicos e enfermeiros nesta área”.

Na sua primeira visita à ULSM como ministro da Saúde, Manuel Pizarro vai presidir ao encontro sobre o papel das Unidades Locais de Saúde no SNS, que visa refletir sobre a dinâmica deste modelo de integração de cuidados de saúde.

Este painel conta com a participação de Maria de Belém Roseira, ministra da Saúde à data em que foi criada a primeira ULS nacional, em 1999, e que continua a defender a integração de cuidados como modelo na resposta assistencial. Por seu lado, a presidente da Associação Nacional de Munícipios (ANMP), Luísa Salgueiro, irá abordar o papel das autarquias na saúde das populações, partilhando a sua experiência como autarca de Matosinhos.

O ministro da Saúde encerrará este encontro que parte do percurso pioneiro da ULS de Matosinhos, numa intervenção do presidente do Conselho de Administração, Taveira Gomes.

A ULS de Matosinhos foi a primeira a ser criada no país, e única durante quase uma década. Criada formalmente em 1999, a ULSM concretiza um projeto que apostou na ligação do Hospital Pedro Hispano aos quatro centros de saúde do concelho, traçando um percurso inédito na procura de uma melhor qualidade assistencial.

A ULSM presta cuidados de saúde a mais de 318 mil utentes.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Esclerose Múltipla

Cristiana Lopes Martins, fisiatra nos hospitais de Portimão e Lagos (Unidade Local de Saúde do Algarve) e na Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano; Eduarda Afonso, fisiatra no hospital de Faro (Unidade Local de Saúde do Algarve)

Enfermeiros querem reunir com António Gandra d’Almeida

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) saudou esta quarta-feira a eleição de António Gandra d’Almeida como novo diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde. Em declarações ao nosso jornal, o responsável afirmou que vai solicitar uma reunião com António Gandra d’Almeida e a nova equipa.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights