Fundação Rotária doa 150 ‘tablets’ para população sénior institucionalizada

19 de Dezembro 2022

 A Fundação Rotária Portuguesa (FRP) ofereceu 150 'tablets' a diversas entidades com o objetivo de melhorar a comunicação entre idosos institucionalizados e os seus familiares, foi este domingo anunciado.

“Neste projeto, os clubes rotários tiveram um papel primordial, nomeadamente na identificação e escolha das instituições a contemplar com a oferta dos equipamentos, mas também na comparticipação parcial do custo final”, disse à agência Lusa Fernando Regateiro, que integra a administração da FRP em representação do Distrito 1970 – RC Coimbra.

Tendo em conta “os ganhos que, reconhecidamente, as tecnologias de informação e comunicação podem dar para um envelhecimento ativo e saudável”, a FRP decidiu desenvolver um projeto “destinado a colmatar esta necessidade da população sénior residente em instituições”, permitindo também tirar partido das “componentes lúdica e educativa”, sublinhou.

A funcionalidade dos ‘tablets’, na ótica dos futuros utilizadores, “foi previamente testada por residentes” das instituições contempladas.

“Trinta e quatro clubes rotários, de norte a sul do país, manifestaram interesse em participar neste projeto de ação, através da aquisição de um número variável de unidades”, adiantou Fernando Regateiro, ao informar que o “Projeto dos Tablets” começou no ano rotário 2020/2021, culminando agora, no ano rotário 2022/2023.

A iniciativa, segundo o catedrático de Medicina da Universidade de Coimbra, “contemplou a aquisição de 150 ‘tablets’ especificamente preparados” pela empresa J. P. Sá Couto, que “dotou os equipamentos com ‘software’ adequado à faixa etária a que se destina e design específico, nele incluindo a chancela” da FRP e das entidades parceiras.

“Neste momento, a Fundação Rotária Portuguesa está a terminar a distribuição dos equipamentos pelos clubes [associados], estando já a ocorrer (…) a sua entrega às instituições escolhidas”, de acordo com uma nota da FRP enviada à Lusa.

Para Fernando Regateiro, ex-presidente do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), citado no texto, esta “será, seguramente, uma excelente prenda de Natal”, com apoio da Imprensa Nacional – Casa da Moeda (IN-CM), Banco de Portugal e empresa Aliança Vinhos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ana Santos Almeida: ‘avançar na promoção da saúde da mulher

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Ana Santos Almeida revela como o projeto AGEWISE revoluciona a compreensão da menopausa, explorando a interação entre o microbioma intestinal e as hormonas sexuais. Com o uso de Inteligência Artificial, o projeto promove intervenções personalizadas para melhorar a saúde das mulheres durante o envelhecimento.

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

Regresso de cirurgiões garante estabilidade no hospital Fernando Fonseca

O Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Fernando Fonseca entra num novo ciclo de estabilidade com o regresso de quatro cirurgiões experientes, incluindo o antigo diretor. A medida, apoiada pelo Ministério da Saúde, visa responder às necessidades de 600 mil utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights